• Wagner Moreira Lopes

Série 'Porque KPIs são importantes? Indicadores da Performance do meu BOX

Este texto é o primeiro de uma sequência que virá. Abordaremos indicadores de performance financeira, gestão, vendas e engajamento.



Na rotina de nossos treinamentos, sejamos nós atletas normais ou de alta performance, estamos constantemente olhando nossos indicadores de performance. Melhorei meu tempo? Aumentei minha carga? Bati PR! Sábios são aqueles que monitoram seu desempenho e evolução.


Na gestão do seu BOX, o pensamento deve ser o mesmo, ou melhor, aprimorado! Este texto é o primeiro de uma sequência que virá. Abordaremos indicadores de performance financeira, gestão, vendas e engajamento.


Traremos uma abordagem prática, do dia a dia desses indicadores, que para facilitar a leitura, sempre serão referido pela sua sigla em inglês KPI – Key Performance Indicators.

Primeiramente, porque devemos gerenciar nosso BOX através de KPIs? Quando bem utilizados:

  1. KPIs fortalecem a moral da equipe.

  2. KPIs apoiam e influenciam os objetivos da empresa.

  3. KPIs são críticos para uma gestão com performance.


1 – KPIs fortalecem a moral da equipe.


Quando criamos KPIs, é importante termos pessoas responsáveis por eles. Quando atingimos esses números/metas, há um senso de propriedade em nosso trabalho e uma evidência reconhecível de nossa contribuição para a equipe/empresa/box.

Quando as pessoas se sentem responsáveis ​​pelos KPIs, é mais provável que se esforcem e recebam mais satisfação por um trabalho bem executado.


Case exemplificando – KPI de evasão de 2%:


Hipoteticamente uma box estabelece um KPI de retenção de alunos. Estabelecendo que mensalmente a BOX não poderá perder mais de 2% de seus alunos. Se a equipe focar na qualidade de seu trabalho e na retenção desses alunos, focando em relacionamento e engajamento, a tendência é que haja uma maior retenção de alunos, consequentemente menor o índice de evasão.


Se o time conseguir manter esse indicador abaixo de 2% conforme a meta utilizada, os mesmos devem ser parabenizados por isso e, dependendo do contexto, até mesmo recompensado.


Nesse case, o KPI não gera mais venda ou reduz custos diretamente, mas ele contribui para o crescimento da empresa, sua sustentabilidade como negócio e por consequência, resulta em uma lucratividade mais sadia.



2 – KPIs apoiam e influenciam os objetivos da empresa.


Tomar decisões e criar objetivos para o BOX, como empresa, através de dados e indicadores aumenta sua assertividade e maximiza seus resultados. Como estipular uma meta de crescimento para um determinado ano se não utilizarmos como base a taxa de crescimento do ano anterior? Ou a taxa de evasão e os principais motivos de perda de alunos? Ou a porcentagem de reajuste dos valores dos planos? Se torna muito mais fácil estabelecer KPIs e criar estratégias se baseando em fatos e informações, além de somente “feelings” do negócio.


Os KPIs são importantes para os objetivos de negócios porque os mantêm na vanguarda da tomada de decisões. Ao medir KPIs constantemente, se garante que o desempenho seja medido durante a trajetória da empresa. Estabelecer um KPI e revisa-lo a cada trimestre, semestre ou anualmente, maximiza as chances dos resultados não serem alcançados.



3 – KPIs são críticos para uma gestão com performance


Eu diria que este último é o motivo definitivo pelo qual os indicadores, KPIs são importantes! E resumindo todas as razões acima: o que é medido é gerenciado.


De vendas, moral da equipe, capacidade máxima de alunos, resultado financeiros entre tantos outros os KPIs simplificam o gerenciamento de desempenho, permitindo que todos vejam, contribuam e auxiliem no sucesso da BOX.


Essa transparência garante que todos estejam trabalhando na mesma direção, o que simplifica as linhas de comunicação porque a resposta para “Como estamos indo?” é agrupado em um número/indicador claro ao invés de escondido em planilhas ou, pior ainda, atrás de suposições e “feelings”.


Portanto, crie e acompanhe seus KPIs de uma forma aberta e transparente com sua equipe, para aumentar a responsabilidade e engajamento de todos.



Quais KPIs devo ter em minha BOX?


Nos próximos artigos, trabalharemos os KPIs fundamentais para Gestão e Vendas da sua Box, assim como para uma Gestão Financeira eficaz.


Mas já deixo uma reflexão, se você não trabalha pelo menos com os indicadores a seguir, ponto de atenção na gestão do seu BOX. Levantar uma barra sem saber quantas libras tem, pode ser perigoso, ter uma box sem saber seus KPIs também!


Exemplos de KPIs fundamentais para a Gestão de uma Box:

- Capacidade de Alunos Atual X Capacidade Máxima de Alunos - Capacidade de Alunos por Horário - Alunos por Metro Quadrado - Coach por Alunos Por Aula (Foco sustentabilidade financeira) - Quantidade Mínima de Alunos por Aula (Foco sustentabilidade financeira). - Taxa de Evasão de Alunos. - Ganho Real de Alunos Mês e Ano. (Ganho Real = Entrada de Alunos – Saída de Alunos) - Lucratividade

- Ticket Médio - Ponto de Equilíbrio


Esse são alguns dos KPIs que atualmente utilizamos em nossas boxes da rede Centro de Treinamento Barracão.

Segue um exemplo de Dashboad de KPIs que utilizamos no dia a dia:



Deixe seu comentários sobre o tema, e caso haja algum indicador que queira que escreva sobre, comente a seguir!

18 visualizações0 comentário