• Larissa Alves

Série 'A Tecnologia na Moda Fit: o que isso muda na minha performance?

Nesta série, exploraremos a incrível junção da tecnologia ao traje esportivo, e como isso afeta você. Isso mesmo cross trainer, você e sua performance, de um jeito que ninguém nunca imaginou!


Speedo LZR Racer, o traje de natação causador de quebra de recordes à investigações nas Olimpíadas de Pequim 2008.



A indústria da moda e da tecnologia tem andado lado a lado desde o estouro da segunda guerra mundial. A partir deste momento, pesquisas sobre novos materiais foram desenvolvidas nas áreas das ciências exatas combinadas às biológicas.

Desde então, esses tecidos tecnológicos tem sido inserido em uniformes militares, médicos e principalmente em trajes esportivos.

Quem não se lembra dos maiôs super polêmicos na competição de natação das olimpíadas de 2008?


No evento, a marca de artigos esportivos "Speedo" desenvolveu um traje de natação em parceria com a NASA: o polêmico LZR Racer.


A roupa consistia no uso de um tecido repelente à água que chegou a ser considerado o mais leve do mundo. As costuras eram soldadas com ultrassom e usava uma tecnologia chamada Hydro Form Compression. Esta, conferia melhor oxigenação aos músculos e sua modelagem anatômica tinha uma estrutura capaz de comprimir a musculatura, além de permitir flexibilidade de movimento ao nadador.


Após o ocorrido, a FINA (Federação Internacional de Natação) decidiu impor algumas regras sobre o uso do poliuretano em competições dessa categoria.

Anos e anos se passaram e nuca ouvimos tanto acerca da Indústria 4.0 como agora. Se trata de uma nova revolução industrial que tem como sua principal engrenagem a inteligência artificial, o design e a tecnologia. E isso, é claro, está intimamente ligado à indústria têxtil.

Nesta série, exploraremos a incrível junção da tecnologia ao traje esportivo, e como isso afeta você. Isso mesmo cross trainer, você e sua performance, de um jeito que ninguém nunca imaginou!



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo