• Graziella Sousa

Retenção de alunos: entendendo as necessidades de novatos e veteranos

Ei, você, gestor de Box de Cross, já se colocou no lugar do seu aluno hoje?

Sim, isso mesmo, pensar como aluno, como veterano e como novato, ou ainda como alguém que gostaria de treinar Cross, mas tem vergonha de não dar conta do recado? Se você imaginou isso tudo de forma detalhada, saiba que isso diz muito sobre a experiência do aluno no seu Box. E se você deseja aumentar a retenção da sua Empresa, precisa prestar atenção no que vou falar.


Vamos começar pelo aluno novo, que acabou de se matricular no seu espaço e não manja da modalidade. Acredite, essa pessoa está na maioria das vezes sem ambiente e não faz a menor ideia do que é esse dialeto que o coach usa. Nomes de exercícios, modelos de treino, equipamentos e acessórios diferentes. Quase tudo é novidade para nosso new crossfiter. Aliás, nem o nome coach ele está muito habituado a utilizar no contexto de atividade física.


Nesse momento, você pode estar pensando "Ah, mas na minha Box tratamos os alunos novos muito bem. Nos apresentamos e mostramos os movimentos na prática, até adaptamos os exercícios quando necessário." Se você pensou nisso eu tenho uma má notícia para lhe dar: não é suficiente! Você precisa pegar esse aluno no colo e ajudar. Nós vamos te ensinar como. Vamos lá!


É preciso ter em mente que o recém matriculado precisa ser inserido no ambiente. Já pensou que chato estar no grupo do whatsapp da Box, todo mundo falando do Open, Crossfit Games, de bater PR...E o recruta tá como? BOIANDO!


Tem tratamento precoce pra isso? Tem sim! Seria irado enviar vídeos (podem ser artesanais) que falam um pouco do imenso universo do crossfit. Nesse exato momento você fisgou o coração do calouro. Olha que importância você deu a ele! É capaz dele pagar um semestral à vista só por isso! Os assuntos dos vídeos podem trazer desde a estrutura dos treinos e seus tipos, nossos influencers, ídolos, campeonatos, entre outros temas.


Durante a aula, traga o aluno novo pra perto do professor e organize o espaço de treino da sua Box por ordem de necessidade de atenção. Quanto mais independente, mais atrás pode ficar o atleta. O aluno mais antigo não precisa de tanta atenção no treino, precisa de novos estímulos, motivação, algo para se desafiar.


Nesse momento, você pode usar e abusar das mídias sociais, em especial o Instagram. Já ouviu falar que o feed é para atrair clientes, enquanto os stories são para aqueles que já te seguem? Pois bem, utilize seus stories (a cada 2 horas, de preferência) para trazer enquetes, frases motivacionais, provocadoras sobre a importância da disciplina e de ser assíduo na Box. Dicas de alimentação, alguns memes. Com essa simples ação, a vibe já fica lá no alto.


Por fim, a dica de ouro. Tire seus alunos da rotina! Ouse! Faça wods de pontuação e classificação, premie! Desenvolva programas que estimulem a disciplina. Você não só vai conseguir desenvolver hábitos nos seus alunos, mas vai baixar fortemente a evasão. Bora se mexer?!


12 visualizações0 comentário