• Daniel Boico

Quer diferenciar o seu Box da concorrência? Saiba quem são seus concorrentes.

Não é um segredo que o mundo dos negócios é competitivo. E você sabe como lidar com isso? A primeira coisa que eu quero te contar é que, a concorrência sempre vai existir. Mas existem alguns pontos que podem te fazer se destacar e aumentar as suas vendas.


Eu preparei uma série de conteúdos sobre como diferenciar o seu Box da concorrência. Vamos passar por 4 diferenciais, que vão fazer toda a diferença na forma que o seu público percebe o seu negócio. Vamos lá?


Seu público precisa ter uma percepção de valor do seu box


Dentro do marketing trabalhamos com uma estratégia muito importante no relacionamento com o cliente: a percepção de valor que ele tem do seu negócio.


Primeiro, eu te pergunto: o que é valor para você? Ele diz respeito somente ao preço que você está pagando por um produto ou serviço? Ou você leva em conta outros fatores na hora de adquirir algo? Por exemplo, quando você compra uma roupa para treinar, você avalia somente o preço ou avalia também a marca, a qualidade do tecido e outros?


gif


Tudo isso faz parte de uma percepção do valor! É um valor além do preço, o que tem por trás daquele produto. E isso você deve aplicar dentro da realidade do seu box.


Por exemplo, ter um estacionamento, ar condicionado, um banheiro limpo, uma equipe de funcionários bem preparada e treinada, modalidades personalizadas, benefícios exclusivos. E por aí vai! Tudo isso, faz o seu box ter um valor agregado às aulas.


E aqui, chegamos ao primeiro ponto da concorrência! O que faz o cliente escolher você e não outro box, academia, studio ou até mesmo a prática de exercícios ao ar livre?


Esses diferenciais podem fazer o cliente escolher o seu serviço. Muitas vezes, até mais do que avaliar o fator preço! Em muitos casos, ele não faz comparações do seu box com o que ele treinava. O cliente está avaliando toda a experiência que você oferece para ele. Portanto, nesse caso, você precisa avaliar se você tem atrativos, que gerem valor.


Avalie as suas possibilidades!


Todo produto, serviço ou marca podem ser diferenciados! Você precisa avaliar o que você tem para oferecer para o seu cliente. Você já entendeu a importância e necessidade de agregar valor ao seu serviço, agora você precisa olhar para dentro da sua realidade. O que você tem feito para ele?


Quando ele chega no seu box, sua equipe está preparada para recebê-lo? Sua estrutura está organizada e limpa? Você oferece produtos de acordo com o perfil do seu cliente?


Entender o perfil do seu cliente é muito importante para avaliar o que pode ser uma possível concorrência para o seu negócio. E também para entender de fato, quem pode ser seu concorrente.


E mais uma vez, te pergunto. Em qual categoria se encaixa o seu cliente? Preço, qualidade ou desejo?


Preço, qualidade ou desejo?



gif


Aqui, entendemos que entender as suas possibilidades é olhar para o seu cliente e entender o que ele busca. Para isso, te convido a responder: o seu cliente, na hora de tomar uma decisão de escolha do box, escolhe por: preço, qualidade ou desejo?


Existe cliente que procura preço, independente da qualidade. E o cliente que procura qualidade, independente do preço. E o cliente que escolhe por desejo, é aquele que já tomou uma decisão de optar por sua marca.


O cliente que procura preço, muitas vezes procura porque não pode pagar pela qualidade. Se ele pudesse, sem dúvidas, ele escolheria essa opção. Então, talvez você possa avaliar esse cenário e oferecer o valor agregado, para que essas pessoas entendam que vale um esforço maior em juntar uma graninha a mais, para consumir o seu produto!


Entenda! As pessoas querem e se esforçam para comprar coisas melhores e mais caras.


O maior concorrente que você pode ter!


Basicamente, até aqui, você entendeu que a sua concorrência é diferente em diversos níveis. Nem todo negócio terá os mesmos valores que você. Assim como entender quem é o seu público, faz a diferença.


Mas eu tenho um último ponto para avaliar. Você sabia que o seu maior concorrente não é outro box ou studio?


O seu maior concorrente é o sofá! Afinal, existem mais de 70% da população brasileira que não pratica atividade física! Que tal pensar em estratégias para trazer esse novo público para o seu box?


Espero que esse conteúdo tenha permitido bons insights para aplicar no seu negócio!


 

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo