• Daniel Boico

Quanto custa abrir um box de CrossFit?

Você tem o sonho de abrir seu próprio box de CrossFit e está em busca de informações sobre quanto isso vai custar? A verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta, já que ela depende de muitas variáveis. Mas eu posso te dar várias dicas, que vão ajudar nesse cálculo e ainda impedir que você cometa erros caros.


Por exemplo, o erro mais comum entre novos empreendedores fitness é achar que existe a necessidade de comprar todos os equipamentos que o Dave Castro apresenta no CrossFit Games. A verdade é que você pode fazer os investimentos aos poucos na sua empresa e que, inicialmente, vai precisar apenas do básico.


Ter o domínio da sua situação financeira também é primordial, para que você possa tomar as decisões exatas no momento certo. Não adianta abrir sua empresa sem ter o controle dos gastos da sua pessoa física.


Além disso, você vai precisar saber o local onde abrirá o seu box, conhecer sua concorrência e, principalmente, saber o público que quer atingir com o serviço prestado.


Vamos aprofundar essas questões? Continue lendo abaixo.


Como escolher o ponto ideal para abrir o seu box?


A primeira coisa que precisa ser muito bem avaliada é o local onde será aberto o seu negócio. Analise o fluxo que existe na região. Avenidas de grande circulação de carros e pedestres, por exemplo, costumam ser bons pontos. Mas caso faça sentido para você abrir seu box em um local mais retirado – porque o prédio tem um bom espaço, é próprio etc – saiba que será necessário fazer um investimento maior em marketing para divulgar seu endereço.


Lembre-se também de considerar se no local escolhido há espaço para fornecer estacionamento aos seus alunos ou se será preciso cobrar por isso. Em grandes cidades vagas para estacionar costumam ser escassas, o que dificulta bastante o fluxo de pessoas que queiram conhecer ou treinar no seu box. Então, o ideal é escolher um local de fácil acesso, com maior possibilidade de encontrar lugares para deixar o carro.


Por fim, ainda sobre o local. De nada adianta o ponto perfeito, com grande fluxo de pessoas e estacionamento, se for necessário um custo muito alto de reforma na estrutura do prédio. Caso essa seja a sua situação, procure negociar com a imobiliária o abatimento no aluguel do que foi investido.


Tudo isso resolvido? Ainda não acabou. Não deixe de estudar sua vizinhança. Lembre-se que um box de CrossFit pode ser barulhento e ter aulas em horários inconvenientes para zonas residenciais. Ah, e nada de abrir ao lado de um concorrente, independente de ele ser maior ou menor do que você. Busque áreas em que o mercado ainda não esteja ocupado. Isso vai lhe entregar mais tranquilidade no seu início e não vai exigir um marketing tão agressivo.


Neste vídeo aqui, falo mais sobre como escolher o melhor local para abrir o seu box:

Capriche no layout


Qual é a experiência que você deseja que os seus alunos ou prospects tenham ao entrar pela primeira vez no seu box de CrossFit?


Existe uma grande diversidade de estilos de boxes no Brasil, dos mais rústicos aos "gourmets", que se parecem com shoppings centers. Dedique boa parte do seu tempo e conte com um arquiteto para desenvolver um projeto legal e atualizado.


O layout é um dos principais fatores para que a sua clientela se identifique, sinta-se à vontade e decida se vai treinar com você. De nada adianta investir em todos os equipamentos existentes de uma vez e esquecer de cuidar das áreas comuns. É extremamente importante que o aluno sinta-se em casa e tenha um espaço para ficar mais tempo no box, confraternizando. Afinal, um dos conceitos do CrossFit é a ideia de comunidade.


Diante disso, pense na sua recepção. Você não precisa ter nem um balcão tradicional. Pode, por exemplo, criar uma área de convivência confortável, com uma luz mais baixa, direcionada, alguns puffs e um bom sinal de wi-fi.


Procure investir na iluminação do seu box e, se possível, fuja do piso preto. Não existe necessidade de fazer um espaço totalmente dark e escuro como era antigamente.


Pesquise equipamentos com o maior custo benefício


Não é porque a barra é a mais cara do mercado que ela é a melhor. Da mesma forma, não é porque ela é a mais barata que será a pior. Leve em consideração tempo de garantia, dicas e orientações de outras pessoas que já abriram boxes, ouça atletas que utilizam os equipamentos… Ou seja, dedique tempo para essa pesquisa.


Uma dica de ouro é: se possível, abra seu box com equipamentos de uma única marca. Isso vai facilitar na hora da negociação e permite, por exemplo, que você peça uma garantia estendida.


Em relação às quantidades, também não significa que você precisa de 20 barras para atender 20 pessoas por aula. A experiência de um head coach é fundamental para organizar treinos que entreguem resultados até mesmo com poucos equipamentos.


Acerte na escolha dos profissionais


Lembre-se que, no Brasil, para abrir um box de CrossFit, cuja pessoa jurídica será uma academia, você precisa ter um registro no Conselho Regional de Educação Física. Isso significa que, caso você não seja um profissional de educação física, será preciso contratar um.


Lembre-se que, para ter uma empresa de sucesso, você precisa ter um time campeão, com pessoas que se completem. E porque eu digo isso? Digamos que você seja um baita head coach. Só isso não basta. Você precisa ter uma boa equipe comercial, que será o rosto da sua empresa. Afinal, é isso que coloca dinheiro para dentro, não é mesmo?


Outro ponto fundamental é o time da limpeza. Apresentar um box sempre limpo, organizado e cheiroso é essencial. Sobretudo em tempos de pandemia.


Ou seja, não invista tudo no time técnico. É preciso prestar atenção a vários setores para que uma empresa dê certo.



Marketing gera dinheiro


O marketing digital é essencial. Já atendi muitos clientes na minha mentoria Well Done for Business que começaram a faturar antes mesmo da abertura do box. Como eles fizeram isso? Com estratégias de pré-matrícula e com a oportunidade de as pessoas fazerem parte da comunidade desse novo box de CrossFit. É sério! Eu já tive clientes que abriram as portas com mais de 100 alunos matriculados. Isso significa dinheiro no seu caixa e lhe deixa muito mais tranquilo para iniciar as operações da sua empresa.


Mas, afinal, quanto custa abrir um box de CrossFit?


Tá bom, Daniel, mas quanto tudo isso vai custar? Como eu disse no início, esse valor pode variar muito de acordo com as suas escolhas e necessidades. Mas posso afirmar que com cerca de R$ 150 mil você já consegue abrir um bom box de CrossFit. E não esqueça que para ser um box afiliado à marca CrossFit é preciso desembolsar mais 3 mil dólares anuais para a CrossFit Inc.


Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você e que ajude a desenvolver ainda mais o fitness do nosso país. Se você gostou, deixa o seu comentário abaixo.

 

Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

 

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.






38 visualizações0 comentário