• Daniel Boico

Quando o marketing e vendas andam juntos, toda a empresa gera melhores resultados

Atualizado: há 7 dias

É muito comum encontrar rivalidade entre os setores de marketing e de vendas nas empresas. E não existe nada mais prejudicial do que isso para o sucesso dos negócios. Possivelmente, este é um problema que você também encontra no seu box, academia ou marca fitness.


O assunto é da maior relevância, porque quando estes dois times andam juntos, a equipe de marketing consegue avaliar corretamente o resultado do seu trabalho e melhorá-lo de forma contínua. Já a equipe de vendas compreende qual foi o anúncio visualizado pelo cliente, qual o percurso que ele já percorreu e o estágio de cada lead.


O resultado desta integração vai determinar o sucesso do seu negócio.


Problemas comuns entre marketing e vendas


É normal que em uma empresa os setores de marketing e de vendas sofram grande pressão. E se esta situação não for corrigida a tempo, pode gerar uma troca de faíscas entre as duas equipes, com alguns comportamentos como:


Marketing:

  • Entrega leads ruins;

  • Perde a noção de prazos e urgências;

  • Tem seu trabalho prejudicado pela falta de feedback.


Vendas:

  • Abordam de forma errada os clientes;

  • Não conseguem ver a longo prazo;

  • Desperdiçam boas oportunidades de negócio.


Na verdade, tudo isso é resultado de um ciclo de falta de interação. Quebrá-lo vai exigir dedicação do gestor e de toda a equipe.

O mundo mudou! E seus consumidores também

Já sabemos que a internet mudou muito a forma como os consumidores se relacionam com empresas. Antigamente, o vendedor atuava desde o início da jornada de compra. Agora, antes de chegar a etapa final, ele percorre um longo caminho de pesquisa e convencimento online.

Assim, podemos afirmar seguramente que metade do processo de compra acontece sem interferência do setor de vendas. Neste novo cenário, o marketing — sobretudo o digital — ganha uma responsabilidade maior e os dois setores precisam andar de mãos dadas.

É função do time de marketing atrair e nutrir leads, entregando a vendas os potenciais consumidores mais “quentes”. Se os feedbacks entre as duas equipes funcionar e as ações forem sendo ajustadas corretamente, a empresa toda começa a gerar resultados melhores.

Na teoria tudo certo, né? “Mas, Daniel, como é que eu faço isso na prática?”. Abaixo eu vou dar a você algumas dicas práticas de gestão desse relacionamento.

Como integrar marketing e vendas na prática?

Agora que você já compreendeu a importância destes dois setores da sua empresa fitness trabalharem juntos, vamos a como fazer isso na prática.

Assim como qualquer desafio, as coisas ficam mais fáceis se estiverem claras e se o que se espera de cada lado estiver bem definido.


Crie um acordo

Você já ouviu falar em SLA (Service Level Agreement). Em tradução livre, este é um Acordo de Nível de Serviço. Ele é uma espécie de contrato, onde se definem as responsabilidades e o que se espera de cada equipe.


Nele, devem estar as metas que precisam ser cumpridas por ambos os lados, assim como a qualidade e quantidade dos leads entregues. Também podem constar orientações de como o time comercial deve abordar os possíveis clientes.

Esta documentação certamente vai diminuir conflitos e evitar expectativas erradas.


Faça reuniões periódicas com o seu time

Eu recomendo muito que você tire um tempo todas as semanas para fazer pelo menos uma reunião com toda a sua equipe. Treinamentos, dinâmicas, alinhamento de pautas, informações sobre a empresa.


É importante que todos os times estejam entrosados entre si também e que tenham um bom relacionamento. E isso você identifica nestes momentos. Além disso, fazer reuniões com toda a equipe pode gerar insights para novas estratégias ou até para melhorias necessárias.


Paute sempre os resultados recentes e os próximos desafios, incentive os feedbacks sobre os leads e a avaliação do acordo traçado.


Algumas ferramentas podem ajudar

Invista em ferramentas de marketing e de vendas. Acredite, elas vão facilitar muito o trabalho de todo mundo, deixar o processo mais claro, organizado e refletir nos resultados finais.


O Customer Relationship Management (CRM), que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, por exemplo, faz toda a diferença. Ele ajuda no gerenciamento e interação com a sua carteira de clientes.


Existe uma infinidade de sistemas de CRM disponíveis. Inclusive, na plataforma do CrossX, é possível você automatizar algumas interações com os seus alunos como dia do aniversário, ausência do Box/Academia e ainda disparar emails e push notifications promocionais, newsletters ou qualquer outro tipo de comunicação.


Agora que você já sabe a importância de promover a integração entre as equipes de marketing e vendas do seu negócio fitness, chegou a hora de colocar a mão na massa e executá-la. Obter êxito neste desafio será extremamente benéfico ao seu negócio.


Se quiser conversar mais sobre o assunto, me manda um e-mail ou chama no WhatsApp para bater um papo. A missão da Boico Corp é ajudar boxes, academias e marcas fitness em geral a alcançarem grandes resultados;


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.



Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.