• Leandro Gomes

Qual o tênis certo para o treino?

A ergonomia esportiva tem procurado criar as condições mais favoráveis para que o praticante tenha o resultado esperado maximizado, com a menor probabilidade de lesão possível.


Nos últimos tempos, felizmente, notou-se um aumento da procura das pessoas por atividade física, seja no ambiente esportivo ou de fitness. Muito dessa procura decorre do padrão estético ou da necessidade de um estilo de vida mais saudável.


A ergonomia esportiva tem procurado criar as condições mais favoráveis para que o praticante tenha o resultado esperado maximizado, com a menor probabilidade de lesão possível. Neste sentido, vários estudos foram feitos a fim de alcançar estes objetivos.


O setor de calçados, percebendo esta realidade, estuda cada vez mais afundo cada modalidade sob o ponto de vista ergonômico e trabalhado na criação de tênis de alta qualidade que prometem atender às características de cada tipo de atividade física.


No caso específico do cross training, há necessidade de um tênis flexível devido aos variados tipos de exercícios, uma boa absorção de impactos devido aos exercícios de saltos e de sobrecarga, que preserve a estabilidade para evitar lesões nas articulações e que seja macio, para dar conforto e não machucar os pés.


Então, o que um deve ter um tênis ideal para Cross training?



- Solado Reto e Antiderrapante

Para proteger os pés nos diferentes tipos de atividades que o cross oferece, o ideal é que o solado do tênis seja reto e de borracha antiderrapante, pois estes oferecerem estabilidade e tração em qualquer tipo de terreno.







- Drop/talão menor

O drop ou talão é a medida de quantos milímetros a sola da região do calcanhar é mais espessa do que o restante. No cross é preciso ter mais estabilidade, por isso o drop desses tênis é menor, geralmente 4 mm.






- Reforço nas partes componentes

Além disso, o ideal é que o tênis tenha um solado com reforço nas laterais. Isso ajuda a subir em cordas ou fazer escaladas. Sola e entressola estruturadas também ajudam bastante na hora de levantar pesos.



- Um número a mais?

Exatamente. O tênis para cross training não pode apertar e precisa garantir a estabilidade, pois o pé tende a dilatar durante as atividades físicas. Por isso, a sugestão é optar por um tênis que seja 1 número maior que o do seu casual.




Aqui estão algumas sugestões de tênis para você fazer seus wods com conforto e segurança:


Masculinos: FILA Tênis Fxt Energized Full; ROCK FIT Tênis para Crossfit Grip 2; EVERLAST Tênis Climber II; EVERLAST Tênis Monster Crossfit; REEBOKTênis Nano 9.

Femininos: TENEHITênis Cano Alto; ROCK FIT Tênis de Crossfit Grip; EVERLAST Tênis Cave; REEBOK Tênis Nano 9; NIKE Tênis Metcon 5 Feminino

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo