• Daniel Boico

Quais os melhores canais de aquisição para o seu negócios fitness?

No mundo do marketing e vendas, canais de aquisição são os meios utilizados por empresas para alcançar seus possíveis clientes. Se você gerencia um box, academia ou estúdio, provavelmente já utiliza algum canal de aquisição. Mas será que os seus investimentos estão sendo direcionados para os lugares certos?


No texto da semana passada aqui no CrossX Descomplica falei sobre a importância de diversificar os canais de aquisição e atendimento, para evitar o risco da ruína.


Hoje, vamos aprofundar um pouco sobre essas possibilidades de diversificação e aprender a medir a eficácia das suas estratégias. Assim, você vai saber avaliar o que faz sentido no seu negócio fitness e colocar esforços onde realmente vale a pena.


O seu negócio é único

A primeira coisa a se entender para saber escolher canais de aquisição é que não existem fórmulas prontas. Uma estratégia que funciona muito bem para um box do Rio de Janeiro pode não funcionar para uma academia no interior de Minas Gerais. Por isso, para cada modelo de negócio e região, é possível que haja variações consideráveis em como atrair novos clientes.


Da mesma forma, cada canal de aquisição tem características específicas: como são abordados, o investimento necessário, o retorno esperado, o tipo de cliente que é adquirido, em que estágio do funil de vendas os leads do canal estão, entre outras questões.


Diante de um universo tão amplo, o importante é testar e encontrar indicadores-chave de performance (KPIs) comuns para poder comparar canais com características bastante distintas.


Assim, após um período de experiência, você conseguirá saber quais canais performam melhor e poderá direcionar seus recursos para os lugares certos.


Ideias de canais variados para atrair mais clientes

Existem dezenas de canais e estratégias que você pode usar para crescer o seu negócio fitness. Como falei acima, tudo vai depender de testar o que funciona para o seu modelo de empresa e região. Além disso, é importante monitorar os resultados com frequência, porque uma estratégia pode ser assertiva apenas por um tempo limitado.


Por exemplo, colocar um outdoor na frente do concorrente pode ser um canal de aquisição que funcione, mas se torne obsoleto depois de um mês.


Em relação às diferenças entre regiões, se o seu box for em uma cidade grande, como São Paulo, o outdoor, por exemplo, é uma mídia proibida. Então, se a ideia for apostar no offline, você pode experimentar mídias em pontos de ônibus ou relógios digitais.


Já se o seu negócio fitness é em uma cidade menor, talvez outdoor ou anúncios em rádio sejam opções viáveis.


Google My Business, Google Search, Facebook e Instagram Ads, entre outras mídias programáticas, são atualmente os canais mais comuns. Elas funcionam e têm um ótimo custo benefício, mas o mundo do marketing não se resume apenas a elas.


Para abrir um pouco mais a sua mente, separei alguns canais que podem fazer sentido para você:


  • Marketing Viral - consiste em ampliar sua base de clientes, encorajando-os a recomendarem outras pessoas.


  • Relações Públicas - conseguir cobertura pela mídia, incluindo jornais, TV e revistas.


  • Anúncios sociais e display - aqui estamos falando dos banners que você vê nos sites que visita e dos anúncios nas redes sociais, como Facebook e Instagram.


  • Marketing pago em buscadores - publicidade em canais de busca como o Google.


  • Anúncios offline - TV, rádio, jornais, revistas, placas, outdoor, panfletagem etc.


  • E-mail marketing - enviar e-mail (relevantes) para atuais e potenciais clientes ainda funciona. E é uma das melhores ferramentas de conversão.


  • Eventos offline - organizar aulões com a comunidade em espaços públicos que a sua cidade ofereça ou inscrever seu time em corridas de rua são exemplos de ações que podem ser feitas nessa estratégia.

  • Marketing de influência - consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança, como influencers no Instagram.



Quais KPIs usar para medir a efetividade dos canais de aquisição

Há algumas semanas, conversamos aqui no CrossX Descomplica sobre 10 métricas que todo negócio fitness precisa acompanhar. Se você ainda não está muito familiarizado com o mundo das métricas e KPIs, acredito que esse conteúdo pode ajudar.


Especificamente para a análise da performance dos canais de aquisição de clientes para o seu box ou academia, o ROI e o ciclo de vendas estão entre os principais KPIs que devem ser acompanhados.


ROI - Return over Investment ou Retorno sobre Investimento. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado. Dessa forma, fica claro não só quais investimentos valem a pena, mas também como otimizar aqueles que já estão dando certo, a fim de que tenham um desempenho melhor.


A fórmula mais fácil de calcular o ROI é:


O resultado final será em percentual e, para fins de cálculo, considere que:


  • Receita é tudo o que o seu box arrecada por conta do investimento feito.

  • Custos são todas aquelas despesas feitas para permitir a viabilidade do investimento.


Ciclo de vendas - é o período que vai do primeiro contato com o seu possível aluno até o fechamento do contrato. Para calculá-lo, observe o seu histórico de vendas em um determinado período de tempo. Pode ser uma semana, um mês, um bimestre… Enfim, o tempo que fizer mais sentido para você.


Em seguida, registre todas as negociações finalizadas nesse intervalo e calcule a quantidade de dias que foram necessários para completar cada uma delas.


Agora é só somar tudo e dividir pela quantidade de vendas. O resultado representa seu ciclo médio. Por exemplo:


Período: 1 mês


Vendas finalizadas: 10


Ciclo de vendas de cada transação:


1ª - 15 dias;

2ª - 10 dias;

3ª - 20 dias;

4ª - 30 dias;

5ª - 15 dias;

6ª - 20 dias;

7ª - 8 dias;

8ª - 30 dias.

9ª - 10 dias;

10ª - 15 dias.


Soma dos dias de todas as transações: 173.


Ciclo médio de vendas do seu negócio: 173/10 = 17,3 dias. Essa é a média de tempo que as transações do seu box ou academia costumam demorar para serem finalizadas.


E aí? Espero que a sua mente esteja borbulhando de ideias de novos canais de aquisição para atrair mais alunos. Se precisar de ajuda ou quiser conversar mais sobre o assunto, entre em contato comigo e conheça as soluções da Agência Boico.


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.

14 visualizações0 comentário