• Daniel Boico

Planejamento 2022: descubra por que o seu negócio fitness precisa de um

Com o fim do ano chegando, está na hora de pensar no planejamento estratégico do seu box ou academia para 2022. Esse exercício é imprescindível para garantir a saúde e o crescimento da sua empresa fitness. Isso porque, entre outras questões, um bom planejamento permite:


  • Previsibilidade do negócio

  • Maior organização das ações a serem executadas

  • Priorização de recursos

  • Otimização de investimentos

  • Alinhamento da equipe em torno dos mesmos objetivos


Ficou interessado em conhecer melhor o que é e quais as vantagens de um planejamento estratégico? Continue lendo abaixo e descubra.


O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico de uma empresa é um documento que prevê todas as ações de um negócio em um determinado período. Sua importância consiste na capacidade de embasar tomadas de decisão e ajudar na definição e execução de metas.


Ao contrário do que muita gente pensa, um planejamento não pode ser feito apenas na abertura de uma empresa. Ele deve ser elaborado e analisado com periodicidade definida, em looping, ou não servirá para ajudar em muita coisa.


Como elaborar um planejamento anual?

O planejamento pode ser feito a partir de algumas perguntas simples, como:


Onde o seu negócio encontra-se hoje?

Onde você e a sua equipe pretendem chegar?

O que será feito para chegar lá?


Situando-se

Para responder à primeira pergunta do planejamento estratégico, “onde o seu negócio encontra-se hoje?”, uma das metodologias mais utilizadas é a matriz SWOT, que basicamente consiste em mapear as:


S - strengths, ou forças;

W - weaknesses, ou fraquezas;

O - opportunities, ou oportunidades;

T - threats, ou ameaças.


Também é essencial determinar a missão, visão e valores do seu negócio fitness. Esse é o tripé que sustenta o planejamento estratégico. São conceitos que determinam o que a sua empresa faz, onde ela pretende chegar e quais são os princípios que norteiam as atitudes de todos que atuam no negócio.


Onde e como chegar lá?

Como constatar que o seu box ou academia chegou onde queria sem definir antes que patamar é esse? Impossível, não é mesmo? Por isso, por mais óbvio que pareça, o seu planejamento é o lugar de traçar objetivos.


Seu desejo é crescer 40% até o final de 2022? Ótimo. Então, explore e defina ações para alcançar isso.


Pense nas seguintes questões: seu box possui espaço físico suficiente para mais 40% de alunos? Quantos funcionários a mais seriam necessários para alcançar essa capacidade de atendimento? Ou você vai pensar em estratégias para aumentar o seu ticket médio em 40% com a mesma quantidade de alunos?


Depois, pense no ano inteiro, quanto é necessário crescer mês a mês para atingir a meta do ano? Pratique a previsibilidade: quais eventos e campeonatos internos serão realizados? Quais datas podem ser trabalhadas ao longo do ano?


Nesse processo, é preciso construir metas inteligentes. Um ótimo método para isso são as metas SMART, palavra formada pela inicial de cinco características que toda meta deve conter:


S - Specific, ou específica

M - Measurable, ou mensurável

A - Attainable ou atingível

R - Relevant, ou relevante

T - Time based, ou temporal


Normalmente, o planejamento estratégico do seu negócio vai envolver diversos setores (como marketing, vendas, coaches, recepção etc.). É saudável que cada um deles também desenvolva seu planejamento, sempre alinhado com os objetivos gerais da empresa.


Estabeleça métricas e KPIs

Dentro do planejamento estratégico, além de toda a previsibilidade do negócio, também é importante constar quais indicadores-chave de desempenho (KPIs, na sigla em inglês) e métricas o gestor vai acompanhar semanal e mensalmente.


É isso que vai permitir saber se as estratégias estão funcionando ou não e tomar as decisões necessárias para corrigir o curso do processo a tempo.


Nesse texto, eu trago 10 métricas que todo negócio fitness precisa acompanhar. Acredito que ele pode ajudar.


Planejamento trimestral e método de OKRs para crescimentos acelerados

E que tal encurtar o ciclo de planejamentos para ganhar velocidade na tomada de decisões? Cada vez mais empresas de crescimento acelerado e startups trocam os planejamentos anuais por planos trimestrais, com o famoso método de OKRs.


Esse método é utilizado pelo Google desde 1999 e foi responsável por levar a empresa, que na época tinha apenas 40 pessoas, até o patamar atual, com mais de 60 mil dos melhores profissionais do mundo.


O método OKR também é perfeitamente aplicável em pequenas e médias empresas.


Na prática, ele estabelece que é preciso traçar objetivos, para ter uma direção clara do que a empresa pretende conquistar, e chaves de resultados, ou seja, metas menores que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.


Por exemplo:


Objetivo 1: crescer 40% até 2022


KR 1: dobrar o número de leads gerados por mês;

KR 2: aumentar o número de alunos 2% ao mês;

KR 4: aumentar as receitas em 20% com estratégias de up selling e cross selling.


Perceba que o ponto aqui é que cada objetivo principal tem várias metas secundárias que levam até ele.


Percebeu a importância e os benefícios que o seu negócio fitness pode ter com o hábito de planejar e mensurar resultados? Tenho certeza que se você colocar esses conhecimentos em prática, sua empresa só tem a crescer.


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


19 visualizações0 comentário