• Daniel Boico

O que é onboarding e como aplicar no seu box ou academia?

Para muitos alunos, começar a frequentar um box de CrossFit ou academia é motivo de ansiedade. Isso é comum entre as pessoas que trocam o estabelecimento onde treinam e, principalmente, entre as que começam a praticar exercícios físicos pela primeira vez.


Será que os treinos serão muito difíceis para mim? Como devo me comportar? A roupa que estou usando é adequada? Será que estarei sendo observado pelos outros alunos? Conseguirei alcançar os resultados que desejo? Quem serão os meus coaches? E até mesmo, o que é Coach? hehe


Estas são algumas das perguntas que já passaram pela cabeça de qualquer novato. Para aliviar estas inseguranças e fazer os olhos dos seus clientes brilharem desde a primeira aula, o processo de onboarding é essencial.


Quer descobrir no que consiste esta prática e como executá-la? Continue lendo abaixo.

Compreendendo o conceito

Em um bom português, onboarding significa “integração”. Muito comum nas empresas de tecnologia e agências de publicidade, ele é o processo inicial de integrar clientes e colaboradores a uma realidade totalmente nova.


Aqui na Boico Corp, por exemplo, utilizamos o onboarding para os dois propósitos:

1. Apresentar os valores, missão, visão e funcionamento da empresa para novos integrantes do time, bem como as suas atribuições;


2. Proporcionar aos novos clientes uma verdadeira imersão nas soluções da agência, assim como dos nossos valores e dos resultados que eles podem esperar.


O conceito de onboarding se adapta a diferentes processos, para diferentes atores, em diferentes empresas. Por isso, não existe uma definição engessada do que ele representa. Assim, a partir da compreensão da importância do tema, ninguém melhor do que você para desenhar os passos de integração dos seus alunos ao seu box.


O importante é ter em mente que esta prática vai influenciar na retenção dos seus clientes, na redução da rotatividade e dos custos de aquisição.

Onboarding também é um dos primeiros passos da jornada do cliente, que, por sua vez, é um dos aspectos cruciais das empresas que adotam a mentalidade CRM. Sobre estes dois temas, indico a leitura dos últimos textos que publiquei aqui no Descomplica.


Principais benefícios do onboarding

Mas será que vale mesmo a pena se preocupar tanto com este processo? A resposta para esta pergunta é “sim!”. A seguir, explico um pouco mais sobre os principais benefícios que um bom onboarding pode trazer para o seu negócio fitness.


Aumentar a motivação dos seus alunos

Sentir-se ansioso ou inseguro diante do início em um novo box é perfeitamente comum. Neste caso, tornar este momento o mais divertido e natural possível é um papel que cabe a sua equipe.


Ao serem apresentados ao método, time de coaches, estrutura e obtendo respostas para dúvidas básicas, os novatos vão começar a praticar com muito mais segurança, se sentirão acolhidos e parte de uma comunidade. Tudo isso fortalece a real possibilidade de alcançar os objetivos pessoais de cada aluno.


Melhorar a assiduidade nos treinos

Um dos principais desafios que todo box enfrenta é fazer com que os alunos realmente compareçam aos treinos. Afinal, os resultados são comprometidos quando não há assiduidade.


Educar seus clientes desde o primeiro momento, explicando de forma clara a relação entre seguir a metodologia e a realização dos objetivos, ajuda a diminuir o número de alunos turistas.


Sabemos que hábitos exigem um período inicial de disciplina. Quanto antes você e sua equipe conseguirem fomentar essa consciência nos novos alunos, melhor.


Aumentar a retenção de clientes

Seu box tem dificuldades em reter alunos? Para solucionar este problema, é preciso refletir sobre toda a jornada deles como clientes. E, como já dissemos, o onboarding é uma etapa essencial neste processo.


Imagine-se chegando pela primeira vez em um novo lugar para treinar. Se você for apenas jogado dentro do box sem receber muita atenção, provavelmente vai se sentir muito perdido. Não saberá bem o que fazer e como agir.

Esta é uma sensação muito desconfortável, não é mesmo? E ainda que o novo aluno vá se integrando aos poucos depois disso, a primeira impressão é sempre a que fica. Desta forma, é provável que, se ele fechar um plano, não seja muito assíduo, não obtenha os resultados desejados e abandone o seu box quando o contrato acabar ou talvez até antes disso.


Diminuir o custo de aquisição

Se você é dono ou gestor de um negócio fitness, sabe que é muito mais caro atrair novos clientes do que mantê-los. Da mesma forma, alunos satisfeitos são um ótimo público para estratégias de upsell.


Por isso, foque na retenção. Preste atenção e cuide de quem já é da casa. Isso vai reduzir a sua rotatividade e gerar promotores naturais da sua marca.


Como adotar esta prática no seu box ou academia?

Após o contato inicial com o cliente, que normalmente acontece pela internet ou telefone, o passo seguinte normalmente é convidá-lo para uma aula experimental.

É neste momento que o onboarding começa. Faça um check-list do que não pode faltar nesta primeira experiência. Esteja esperando por ele na hora marcada, trate-o pelo nome, tenha em mãos o objetivo dele e apresente como a sua metodologia vai ajudá-lo. Não esqueça de apresentar a estrutura, os equipamentos, o vestiário e a equipe que será responsável pelo treinamento.


Acima de tudo, alinhe todos estes processos com o seu time e invista em treinamentos. De nada adianta a recepção ser muito atenciosa e o coach estar totalmente desconectado do onboarding daquele aluno.


Uma boa maneira de começar a estruturar este processo é segmentando seu público e se perguntando ou perguntando a eles o que buscam como resultado e como medem o sucesso.

Não confunda o seu sucesso com o sucesso do cliente

Fazer o aluno fechar um plano é o objetivo do onboarding, certo? Errado. O que você busca com um bom processo de integração é que o cliente enxergue o valor do seu box ou academia. A partir disso, a contratação de um plano é uma consequência.


Agora que você já sabe o que é e qual a importância do onboarding para o seu negócio fitness, não perca mais tempo. Comece a estruturá-lo hoje mesmo e perceba os resultados. Se precisar de ajuda, me chama para conversar!


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


141 visualizações0 comentário