• Larissa Alves

O Crossfit na vida e rotina dos bombeiros

O dia nacional dos bombeiros é comemorado em 2 de julho, e nós do CrossX não podíamos deixar de homenagear nossos heróis protetores, que mandam dentro e fora do box!

O treinamento de um bombeiro militar exige enorme capacidade física, mental e também emocional. Saber lidar com metas, frustrações e desafios faz parte de sua rotina diária. E nada melhor que o Crossfit para ajudar nessa tarefa, não é mesmo?!


Pensando nisso, o Portal CrossX recolheu alguns depoimentos de membros da corporação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo para mostrar a importância do Crossfit em seus treinamentos e a ajuda que essa modalidade confere em suas missões diárias.


“A nossa tropa é o nosso maior patrimônio, e mantê-la em alto nível significa um melhor serviço prestado à população. No entanto, é preciso cuidado, pois o treino deve estar adequado à realidade momentânea de quem o faz! Não adianta pegar quem nunca treinou ou foi mal treinado por muito tempo e aplicar uma intensidade elevada de início. Deve-se preconizar um maior volume até que o hábito de treinar esteja incorporado à vida do praticante… Neste sentido, o Treinamento Funcional atende a demanda com muita eficiência, pois mesmo diante de um grupo heterogêneo, é uma modalidade de exercício físico que permite ao bombeiro, independente de sexo e idade, a evolução nas capacidades físicas necessárias ao serviço...(Velocidade, Resistência Aeróbica, Potência, Força, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação Motora)” - Capitão Leandro Da Hora.


"O treinamento físico para Bombeiros operacionais é tão importante quanto treinar e estudar as mais variadas técnicas de salvamentos , incêndios e resgate. Afinal, precisamos estar em excelentes condições físicas e psicológicas para servir e proteger a população que necessita do nosso trabalho. As ocorrências atendidas pelo CBPMESP são inúmeras e diversificadas, necessitando que o operador esteja com um condicionamento físico ótimo. Existem inúmeros protocolos e métodos de treinamentos físicos, porém o treinamento funcional para a atividade fim de bombeiro vem nos oferecendo grandes resultados, pois podemos treinar , desenvolver e aprimorar todas as valências físicas do nosso corpo como força, velocidade, resistência, equilíbrio, agilidade, coordenação motora e flexibilidade. Valências essas que um operador necessita para atender qualquer que seja a ocorrência. Levando em consideração o princípio da especificidade , podemos ajustar os movimentos e equipamentos para o mais próximo possível da realidade que iremos enfrentar. A figura de um profissional de educação física é importante para prescrever , corrigir e orientar." - Cabo Mantovani - Bombeiro há 13 anos.


"A atividade de bombeiro requer um gasto energético muito alto, tanto nas fibras musculares que desempenham a força quanto as fibras que desempenham a resistência. O Crossfit é uma atividade essencial para os bombeiros , pois é uma atividade física que trabalha as fibras de resistência com o tempo de exercício contínuo e fibras de força com os exercícios de explosão e carga. Acrescento também vários exercícios criados para a função específica de bombeiro que feito corretamente trás muitos benefícios como: evitar lesões por sobrecarga, facilitar o serviço operacional." - Soldado Lucas leite - Bombeiro há 2 anos.



"Para alguns militares esta modalidade é nova e Para outros não, alguns tiveram alguma resistência, mas ao passar dos treinos foram se familiarizando com os exercícios e gostando das atividades . O Crossfit na vida dos bombeiros e principalmente para bombeiros que atende diversos tipos de ocorrência só traz benefícios, pois trabalhamos com muito peso , subida de escadas, carregamos equipamentos pesados e além de tudo isso , precisamos manter corpo e mente forte para salvar vidas , e a modalidade Crossfit nos beneficia com tudo isso .Como a maior parte das atividades físicas que trabalham o corpo, o Crossfit é responsável pela liberação dos famosos hormônios do prazer no corpo. A endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina são alguns exemplos de substâncias capazes de melhorar nosso humor e promover o aumento da sensação de bem-estar geral. Tudo isso só posso afirmar que o Crossfit é um esporte realizador de tantas melhorias para o corpo e mente." - Soldado Lucas Alves - Bombeiro Há 6 anos.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo