• Daniel Boico

Marketing alinhado ao propósito e embasado em atitudes


“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”…ops! Frase muito conhecida, mas que precisa ser repensada, principalmente quando falamos de ações de Marketing. Quando você comunica algo que não pratica, ao invés de se promover e melhorar sua comunicação, você pode acabar prejudicando a imagem do seu negócio.


Por exemplo, uma influencer famosa do ramo fitness, que divulga diversas marcas de suplementos e alimentos saudáveis, fala da importância de uma alimentação saudável e regrada e na realidade consome somente fast food e vive cometendo excessos. Pela sua fama, ela se torna uma pessoa pública e pode ser vista fazendo totalmente o contrário do que prega nas redes sociais. Logo, será criticada ou até mesmo cancelada.



gif

O mesmo vale para seu Box. Seu marketing é focado no atendimento personalizado e de qualidade? Você faz posts falando da atenção dada pelos coaches aos alunos e como eles se sentem acolhidos? Mas quando o aluno se matricula, começa a perceber o contrário, tudo vai por água abaixo. Aí mando outro termo bem conhecido do marketing que é o boca a boca, muito eficaz, inclusive! Já pensou, alunos insatisfeitos com o tratamento em um box conhecido (na mídia) pelo melhor atendimento?


Um simples post do Dia das Mulheres, por exemplo, pode ser um “tiro no pé”. Olha esse exemplo: você comunica respeito a todas mulheres, mas você tem um coach que costuma fazer piadinhas machistas? Pense nisso…


Pois é! Aí vem meu alerta de hoje: você precisa praticar o que comunica. Se o propósito do seu Box é ser o mais moderno, entregue novidades aos alunos. Se o propósito é incentivar a auto estima? Dê incentivos e ferramentas aos alunos. O propósito é treinar atletas? Tenha uma estrutura e foco no resultado deles. Enfim, qual o seu propósito?



gif

Qual o seu propósito?


Bem, seja qual for o seu propósito, você precisa tê-lo muito definido para poder criar ações específicas e entregar corretamente o que deseja para seus alunos e clientes. Como já disse, você precisa agir exatamente como fala, para não haver divergências entre o marketing e o real.


Qual a credibilidade que seu Box terá se o seu aluno for atraído por uma propaganda incrível, que mostra tudo o que ele espera e ele chegar lá e encontrar o contrário? Não adianta “florear”, inventar ou mostrar o que, de fato, não é, somente para atrair clientes. Você vai atrair? Sim! Mas vai fidelizar? Acho que não. Uma dica é procurar o ponto mais forte do seu Box e focar nele para criar ações de marketing.


Ao longo dos meus 10 anos trabalhando diretamente com a abertura de gestão de boxes de CrossFit, me deparei com muitos objetivos diferentes, dentro do mesmo ramo. E, quase sempre, esse propósito era aplicado e comunicado aos alunos. Sempre deixava claro à equipe! Mas até chegar a esse ponto, ocorreram muitas falhas e fui aprendendo na prática. Com toda essa bagagem, posso alertar para que você não caia nesses erros. Para tanto, oriento a realização de treinamentos e reuniões periódicas com sua equipe para deixar isso tudo muito alinhado. Não podem haver falhas de comunicação!


Lembre-se que as ações de marketing do seu Box devem estar alinhadas ao seu propósito e embasadas nas atitudes diárias!


Se você quiser estar sempre atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

 

Daniel Boico é publicitário e CEO da Agência Boico. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


19 visualizações0 comentário