• Graziella Sousa

Formação de atletas de Cross Training: quando vale a pena investir?


Após um Crossfit Games de tirar o fôlego, as competições de Cross aos poucos vão sendo retomadas. Junto com elas cresce a legião de motivados em alcançar a alta performance sonhando se destacar em campeonatos locais. De fato, conquistar bons resultados em competições locais de cross, estaduais, ou mesmo nacionais pode oferecer certa projeção à Box; ao atleta, visibilidade, patrocínio, reconhecimento. Mas nem tudo são flores nessa caminhada. O processo é longo e pode trazer desgastes para ambos.


Exatamente por isso seu custo/benefício precisa ser bem avaliado pelo gestor para que não haja surpresas. Vamos focar, aqui, na perspectiva empresarial. Em primeiro lugar, o gestor precisa avaliar as possibilidades. Caso tudo dê certo, quais os reais ganhos para sua Box? A projeção obtida (caso ela venha) vai repercutir de que forma na empresa?

Se você pensou tudo isso e decidiu seguir em frente precisa estar preparado para todas as etapas que constituem essa jornada: Quem vai buscar apoios e patrocínio? Como será o processo de preparação do atleta do treinamento à suplementação? Ele está mentalmente preparado para frustrações?


Certifique-se de ter todas essas respostas em mente antes de seguir em frente. Elas serão um indicativo importante para a sua tomada de decisão, pois este é um projeto que pode oferecer bons frutos para seu espaço ou uns belos problemas. Mas só você, gestor, poderá avaliar.


Temos exemplos de Centros de treinamento que produziram grandes atletas e valorizaram suas marcas com isso. Por outro lado, não são poucos os gestores que decidiram encerrar parcerias com competidores por inúmeros motivos: alto custo financeiro para a box, alta energia despendida para melhorar o rendimento dos competidores, frente a atletas imaturos, ansiosos, apressados, que delegam a culpa de resultados ruins. Se mal gerenciadas essas questões podem extrapolar a relação atleta/box e interferir negativamente em todo o ambiente e não é isso que buscamos.


A dica aqui é evitar as decisões por impulso. Crescer com uma base sólida e dentro de uma velocidade planejada é sempre uma boa pedida.


49 visualizações0 comentário