• Daniel Boico

Empreendedorismo, o que não te contaram…

Você deve ter percebido que nos 5 últimos anos muita gente tentou empreender ou focou na palavra “empreendedorismo”. E quando você tem o sonho de abrir seu próprio negócio, lutar pelo seu sonho, ter liberdade para fazer e ser o que quiser, e pesquisa sobre o assunto na internet, vai encontrar muitos cases de sucesso. Vai encontrar histórias de pessoas que conquistaram o auge num estalar de dedos…


Mas preciso te falar que isso não é a realidade da maioria!


Todo resultado estrondoso é preocupante! Sucesso rápido, da noite para o dia precisa ser avaliado, revisto para compreender o que aconteceu realmente!


Às vezes, o sucesso que aconteceu na vida da outra pessoa é resultado de anos e anos de batalha, insistência, de acreditar no processo e insistir de forma constante… e isso não te contam!


Te digo mais: nem todo mundo nasceu para empreender e empreender não quer dizer que você precisa ser dono do próprio negócio! Não confunda ser empreendedor com ser empresário!


Às vezes você é Coach de um Box e resolveu abrir sua própria empresa porque acredita que pode fazer melhor do seu jeito. Isso, no papel, é maravilhoso! Mas quando você abre seu CNPJ, você está assumindo uma grande responsabilidade social. O fato é que sozinho ninguém faz nada direito! Você vai precisar ter pessoas do seu lado! Você precisa entender que terá que se esforçar muito mais, além do que quando era simplesmente empreendedor dentro de um box de outra pessoa!


O que não te contaram…



Entenda que 99% das empresas não serão líderes de mercado e não terão o maior faturamento do seu nicho, e tudo bem! Tem espaço pra todo mundo

se você decidir empreender. Mas entenda que as responsabilidades sociais são gigantescas! Você terá que encontrar solução para levantar fluxo de caixa quando seus alunos atrasarem a mensalidade no seu box; vai ter que buscar investimento para adquirir novos equipamentos; na grande maioria do tempo vai estar caminhando em uma estrada cheia de espinhos e não vai ter tempo para fazer o que gosta, inclusive tempo para treinar!


Quantos donos de box que você conhece que não treina na quantidade e intensidade que gostariam? Quando você assume a liderança de um business e se dedica, você acaba se deixando de lado! Mas se você acha que essa é a melhor opção pra você, vai fundo! Estou aqui para te ajudar!




Desde que me conheço por gente, sou um empreendedor! Mas há pouco mais de 1 década abri meu primeiro negócio. Quando abri minha primeira agência de marketing, percebi que estava a frente de um time… e todos os dias quando acordo, tenho a certeza que estou começando do zero, que preciso fazer acontecer, porque as pessoas que trabalham no meu time, dependem das minhas ações. Elas executam o trabalho da melhor forma possível, e a minha função é garantir o pagamento em dia e melhores condições de trabalho, para que eu possa fazer com que elas cresçam juntamente comigo!


Existe uma lista gigantesca de responsabilidades…


Por exemplo, hoje tive que fazer uma reunião com a liderança da minha agência para que mudássemos o foco, enquanto o transatlântico se movimenta nesse oceano azul de possibilidades, para que nossos resultados sejam atingidos!


Na grande maioria das vezes, as pessoas não vão perguntar como você está e vão achar que as coisas estão acontecendo perfeitamente! Mas o esforço e dedicação que você tem que fazer diariamente é mil vezes maior do que a época que você trabalhava para outras pessoas.


Não adianta você ser o melhor coach…você terá muitas outras atividades como empreendedor. Vai precisar estudar, entender sobre administração, gestão financeira, contabilidade, marketing, enfim, um pouco de cada área!


Empreender não é um mar de rosas!


Ninguém te conta que muitos boxes fecharam na pandemia porque não tinham um caixa de emergência…


Você tem que se atentar, senão será um empreendedor totalmente frustrado! São poucos os que conquistam o topo da montanha! Mas saiba jogar e entenda que não é sobre vencer, mas sobre permanecer o maior tempo possível no jogo! Aí você poderá empreender no seu negócio!

Se você não entendeu o que quis te passar, a dica que te dou é: continue empreendendo na empresa de outra pessoa, pois a responsabilidade é muito menor! É isso que muitos na internet não falam!


Agora, se compreendeu o que eu quis dizer e realmente acredita que tem o perfil de empreendedor empresário, vai fundo! Monta o seu plano de negócios, avalia os riscos e oportunidades e busque o seu sucesso.


Acredite no seu potencial, mas busque sempre conhecimento novo e entenda o tamanho do desafio que vai enfrentar ao se tornar empreendedor do seu próprio negócio!


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

 

Daniel Boico é publicitário e CEO da Agência Boico. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


18 visualizações0 comentário