• Nathalia Souto

Cuidados com a pele na prática de esportes

Você já sentiu algum tipo de desconforto com a sua pele após um dia duro de treino e não soube o que fazer para tratá-la? A partir de uma entrevista com a personal trainer, formada em educação física pela UFRJ, Sara Raizy, e com a maquiadora profissional Stefany Olinto, procuramos entender as percepções de um praticante de exercícios de impacto e obter dicas maravilhosas de cuidados com a pele.

Em conversa com Sara, foi relatado que em algumas atividades que a deixam mais suada faz com que ela sinta sua pele mais oleosa, principalmente quando ela está em algum local que tenha que utilizar a máscara (ex: quando sai para correr). Essa transpiração excessiva acaba causando acnes se não for tratada da maneira correta. Stefany explica que a acne é causada por conta do aumento da produção de sebo cinda das glândulas sebáceas, aumentando também a produção de bactéria que dá origem ao cravo, e quanto inflamado, espinhas.


Mas então, como se pode controlar essa oleosidade?

Com cuidados simples, como implementar na sua rotina (principalmente do rosto) com produtos adequados ao seu tipo de pele já dará conta de tratar e prevenir a aparição de cravos e espinhas. Sara, por exemplo, montou um cronograma próprio em que consiste em:

1) no dia a dia passar protetor solar de manhã e à noite fazer a limpeza da pele com água micelar e sabonete líquido e hidratar de forma mais intensa, não se esquecendo de hidratar os lábios também;

2) para os dias que se exercita, fazer uma limpeza profunda com sabonete líquido próprio para a pele dela, sempre hidratando e passando protetor solar depois;

3) esporadicamente faz tratamentos mais intensos para controlar a oleosidade, e se tiver espinhas, passa um gel secativo.


Mas Stefany nos alerta que é muito importante fazer o uso de produtos de qualidade e que se encaixem melhor com seu tipo de pele, para dar o resultado que deseja a ela. Também informou que alguns casos de suor excessivo também podem significar um distúrbio sudoríparo, sendo aconselhável procurar um dermatologista para verificar o quadro.


Outro fator importantíssimo para obter uma pele saudável é a hidratação. Nesse aspecto, nada substitui a ingestão de pelo menos 2 litros de água ou sucos naturais durante o dia. Ajuda bastante para aqueles que tem pele muito ressecada e evita rachaduras na pele.

Xdicas:

  • Nesses tempos de pandemia, é interessante levar duas máscaras para se exercitar, pois assim você pode trocar quando uma estiver muito suada.

  • Ao prender o cabelo, faça um coque alto para que o comprimento dele não entre em contato com o suor. Os prendedores de tecido são os mais aconselhados, pois quebram menos o cabelo.

Se quiser utilizar maquiagem enquanto pratica exercícios, stefany também deu um passo a passo perfeito:

1- Faça a limpeza usando o produto de sua preferência como água micelar ou algum tônico de limpeza facial indicado para a sua pele;

2- Após o processo de higienização aplica-se o hidratante também indicado para você;

3- É indicado que a maquiagem seja leve, aplicando uma base de baixa cobertura, selando com pouco pó e borrifando spray fixador, assim a maquiagem durará mais e a pele se manterá preservada;

4- Ao terminar o esporte exercido deve ser feita a limpeza facial completa usando o removedor de maquiagem de preferência.

Posts recentes

Ver tudo