• João Abreu

CrossFit machuca?

O treinador precisa fazer o aluno entender que antes das cargas vem a técnica. Com o ego inflado e movimentos executados erroneamente, aí sim... "CrossFit machuca".


Pois é, sempre nos incomodamos quando pessoas que não treinam CrossFit fazem essa afirmação. Muitos alunos quando chegam para uma aula inicial questionam esse mito. Acredito que os treinadores não devem ficar indignados com esse questionamento, já que o CrossFit pode sim machucar. Enfim, qualquer esporte pode machucar.


Temos que concordar que as modalidades que compõe a metodologia deste esporte têm movimentos complexos, que podem deixar o aluno em situação vulnerável. Entretanto, se o treinador souber passar uma boa orientação, tiver conhecimento técnico e, principalmente, bom senso, dificilmente acontecerão erros a ponto de lesionar o aluno.


Tudo isso contando com a contribuição do mesmo, pois a vaidade e a afobação - comuns em quem está começando a entender o método - são grandes inimigas de uma prática assertiva.


A maior parte dos problemas, como lesões, acontecem nos primeiros meses de prática e isso tem a ver com má orientação do treinador e/ou com a excitação dos alunos iniciantes. Nesse caso, o papel do treinador é de total importância e não se limita a orientações técnicas. A conduta também deve focar no comportamento dos alunos.

O treinador precisa fazer o aluno entender que antes das cargas vem a técnica. Com o ego inflado e movimentos executados erroneamente, aí sim... "CrossFit machuca".


O volume de repetições e séries deve ser adequado ao nível do aluno iniciante, assim como as cargas. Outro exemplo... antes do aprendizado de alguns exercícios ginásticos como: rope climb, pull up, ring muscle up, hspu, - vem o ganho de força e controle corporal.


Alunos com pouca mobilidade devem ser orientados a melhorar essa condição, pois uma articulação rígida e sem a mobilidade adequada, ao receber uma sobrecarga diária com movimentos explosivos e muito peso, tende a ter problemas.


O treinador deve identificar e coibir o tempo todo movimentos errados que deixam o aluno em situação vulnerável. Pois permitir que isso aconteça, pode resultar em dores e possíveis lesões.


É isso, CrossFit machuca! Mas só se o aluno for mal orientado ou se este não respeitar as orientações corretas de seu treinador.

Posts recentes

Ver tudo