• Daniel Boico

CRM e retenção de alunos

Já falamos aqui sobre como conquistar novos alunos e otimizar as possibilidades dentro do seu Box. Mas e como reter esses alunos?

Como fazer com que eles permaneçam e mais: como fazer com que eles se tornem advogados da sua marca?


Esse é nosso assunto de hoje: CRM e retenção de alunos. Partindo da premissa: “relacionamento é um conceito fundamental para o sucesso de qualquer empresa”, já adiantamos grande parte do Descomplica de hoje. Afinal, nosso propósito é mesmo descomplicar sua vida como empreendedor!


Afinal, o que é CRM?


Uma das estratégias mais usadas por empreendedores e equipes de vendas é o CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente). O termo CRM inclui uma série de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam o processo de relacionamento com os clientes, como vendas, suporte, marketing, entre outros. Atualmente, ele é essencial em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Muito mais do que um sistema, CRM é um conceito, que significa colocar as necessidades do cliente no centro de todo o funcionamento da sua empresa. Negócios que executam ações de CRM, portanto, preocupam-se com o relacionamento em todas as etapas de uma venda, e têm gestão sobre isso.

Quando falamos sobre CRM, estamos falando de assumir uma postura mais ativa neste relacionamento. E isso deve acontecer não apenas na prospecção, mas também em ações organizadas de fidelização, upsell, renovações de contratos, geração de conteúdo para fidelização ou educação do mercado, entre muitas outras estratégias.

Basicamente, a empresa não fica mais apenas aguardando que os clientes cheguem até ela e compreendam sozinhos a importância do serviço oferecido. Elas passam a ter voz ativa para iniciar conversas importantes.



Contatos e relacionamento

Os softwares de CRM podem ser utilizados para gerenciar os leads, os processos de vendas e os contatos com clientes. Eles vão ajudar a aposentar as planilhas confusas e bilhetinhos perdidos, contribuindo muito com a organização, coleta de dados importantes e avaliação da produtividade da equipe. Com estes dados em mãos, será possível conhecer cada vez melhor o seu público, consequentemente, suas estratégias se tornarão cada vez mais assertivas.

O relacionamento com os alunos pode ser realizado tanto por e-mail marketing ou contato direto quanto por plataformas específicas, como o CrossX, que oferecem diversas facilidades. SMS, plataformas de mensagens instantâneas, post notification… O melhor canal de comunicação dependerá da sua realidade.

Essa ação pode ajudar a reter o aluno que se sente importante para o Box. Uma simples mensagem ou um “como se sente após uma semana de treino”, podem fidelizar o cliente que iniciou apenas para testar o Box.


Enviar e-mails ou mensagens com dicas de alimentação, boas práticas dentro do Box, looks ideais para treinar, frequência ideal, a importância da constância nas atividades, enfim, são muito bem vistos pelos alunos. Um grande erro é somente focar no lucro e entregar pouco. O aluno quer muito mais do que simplesmente treinar, ganhar massa ou emagrecer. Ele procura uma experiência diferenciada. E isso é o que indico a você!

Comunicação assertiva


Muito mais do que simplesmente enviar e-mails e mensagens, seu Box precisa entender o público. Certo! Esse estudo já foi feito? Então comece a aplicá-lo. Desde a linguagem na qual você vai se dirigir aos seus alunos até assuntos de interesse.


Cada Box tem sua realidade e não existe uma receita de bolo. Os alunos do Box 1 podem simplesmente se sentirem felizes por receberem uma mensagem em datas comemorativas. Já os do Box 2 buscam conteúdo de qualidade e que realmente agreguem para a prática que exercem no momento. Que tal conteúdos sobre exercícios e atividades? Afinal, eles precisam saber e entender exatamente o que estão praticando!


O relacionamento não deve ficar somente na mensagem, ok? Mantenha um excelente relacionamento com os alunos presencialmente. Mas o CRM ajudará a ter uma comunicação mais assertiva com seu aluno!


Dicas de ouro


gif

Para finalizar, deixo aqui 3 dicas especiais para te ajudar no relacionamento com seus alunos:


1 - O relacionamento ajuda a aproximar o aluno do Box.


2 - O contato constante com os alunos (pessoal e digital) ajuda a manter o Box sempre cheio.


3 - Incentivar a interação entre os alunos pode ajudar na retenção:

  • Criar um grupo da turma no WhatsApp para ampliar o contato, estimular o relacionamento dos alunos fora da academia e divulgar eventos internos;

  • Realizar um evento para alunos e convidados.



Vale lembrar também que um aluno muito satisfeito poderá gerar novos matriculados para o seu Box!


Espero que tenha contribuído, e muito, para o seu negócio melhorar!


Quero te lembrar que todo feedback é sempre muito bem-vindo, pode entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais, elas estão todas aí embaixo, e me diz o que você achou!

 

Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

 

Daniel Boico é publicitário e CEO da Agência Boico. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo