• Daniel Boico

Conquiste mais alunos para o seu box ou academia com estas estratégias

Ser assertivo nas estratégias para conquistar novos clientes nunca foi tão importante. A concorrência em todos os setores cresce na proporção em que aumentam os canais de divulgação. E este cenário não é diferente para os negócios fitness.


Para se ter uma ideia, atualmente três em cada 10 brasileiros adultos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio, de acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).


Por isso, no texto de hoje quero compartilhar com você algumas estratégias de aquisição de clientes que já foram aprovadas por diversos boxes e academias que atendemos na Agência Boico.


Leia até o final e mande uma mensagem se quiser compartilhar suas dúvidas ou experiências comigo.




Conheça seus clientes

Minha primeira e mais valiosa dica é saber ouvir seus alunos e potenciais clientes. Descubra como eles chegaram até você com uma pergunta simples: “Como você encontrou nosso box?”. A resposta para esse questionamento vai revelar qual tem sido o seu melhor canal de aquisição, assim como abrir seus olhos para onde é preciso melhorar.

Por exemplo, se a maioria das pessoas que fecham planos encontraram seu box porque passaram na frente, é preciso tomar muito cuidado com a sua fachada, garantindo uma boa comunicação visual, um letreiro atrativo, pintura e limpeza 100%.


Da mesma forma, se a maior parte dos seus alunos encontrou você no Google, está na hora de olhar com mais seriedade para o Google Meu Negócio.


Procure entender também qual é o tipo de cliente que você mais atrai. Por exemplo, o seu box tem mais alunos iniciantes ou mais praticantes experientes? Tudo isso faz diferença na hora de planejar o que comunicar e quanto pagar nos seus anúncios.


Conheça a si mesmo

Pode parecer óbvio, mas não é. Bons vendedores conhecem profundamente o seu produto e acreditam nele. Pensando nisso, gosto de sugerir que você comece a planejar estratégias de aquisição de novos clientes fazendo uma lista de todos os benefícios que o seu box ou academia oferece aos alunos.


Caso você esteja em processo de abertura de um negócio fitness, liste os benefícios que pretende oferecer. Feito isso, pense em mais cinco pontos que poderiam, mas ainda não são oferecidos aos seus clientes.


Pronto, com isso você descobriu o conteúdo bruto do que precisa ser comunicado para a sua audiência.


O offline ainda existe

O marketing digital é hoje uma das melhores ferramentas de divulgação de produtos e serviços devido ao seu custo-benefício e, principalmente, por conseguir mensurar todos os resultados das campanhas. No entanto, é possível que ainda faça sentido para o seu negócio o investimento em televisão, rádio, outdoor e distribuição de materiais impressos.


Para evitar que você gaste seu orçamento de marketing sem obter o retorno esperado, sugiro a consulta a uma agência especializada antes de decidir investir em um desses canais.


E, ainda no mundo offline, lembre-se que a sua fachada é uma vitrine. Invista em um letreiro bonito e visível, mantenha a parte exterior e interior do box limpa, organizada e com uma identidade visual em sintonia com sua marca.


Pense no todo, na experiência e jornada dos seus clientes, desde um bom atendimento na recepção até o onboarding. Lembre-se que o objetivo é transformar os atuais alunos em promotores da sua marca.


Canais online para atrair novos clientes


Redes sociais

Aposto que quando falamos em divulgar online, os primeiros canais que vêm a sua mente são Facebook e Instagram. Para atrair clientes por meio dessas redes, preste atenção na jornada de vendas.


Planeje a produção dos seus conteúdos respeitando as três principais etapas que qualquer consumidor vivencia ou já vivenciou:


  • Topo de funil - conteúdos de reconhecimento de marca ou produto, que conscientizem sobre por que as pessoas precisam treinar, que expliquem o que é o CrossFit e quais os benefícios que a prática de atividades físicas proporciona.


  • Meio de funil - conteúdos de consideração, onde você vai explicar por que as pessoas precisam treinar no seu local e o que elas vão ganhar ao conhecer seu box ou academia. Fale das qualidades e dos diferenciais do seu negócio fitness.


  • Fundo de funil - aqui você pode divulgar conteúdos de venda mais explícita. Chame para conhecer, para fazer uma aula grátis e viver a experiência da sua marca. A depender da sua estratégia, você pode informar valores e condições de planos.


Essas etapas valem tanto para conteúdos orgânicos quanto para anúncios pagos nas redes sociais, mas lembre-se que, nas campanhas patrocinadas, é você quem está indo até as pessoas. Por isso, é ainda mais importante respeitar a jornada acima.


Utilize também as redes sociais para mostrar o dia a dia do que acontece nas aulas, ou seja, transmita a qualidade do seu atendimento e estrutura. Isso gera identificação e faz com que as pessoas se sintam em casa.


Os stories são uma ótima ferramenta nesse sentido, de mostrar o cotidiano, mas também podem ser usados para fazer perguntas, enquetes e conhecer melhor sua audiência.


Ah, e não esqueça de dar uma atenção especial para a bio do Instagram do seu box, assim como para os campos de descrição de todas as suas redes. Lembre-se de deixar explícito o seu serviço, diferencial, endereço, horário e formas de contato.


Google Meu Negócio

Este é um canal essencial, mas que muitas vezes é negligenciado pelas empresas. Ao planejar estratégias de aquisição de clientes por meio dele, lembre-se que, diferente das redes sociais, aqui são os potenciais consumidores que estão buscando onde treinar, o que, por si só, já os torna leads mais qualificados.


Geralmente, primeiro somos impactados nas redes sociais e, depois, buscamos no Google mais informações. Por isso, ao fazer campanhas de pesquisas pagas nesse buscador, é muito importante defender o seu bairro/ localização, seu nome e trabalhar os diferenciais do seu negócio fitness.


Tenha em mente que nem sempre as pessoas sabem exatamente o que querem. Por isso, é importante variar as palavras-chave e termos utilizados nos anúncios. Por exemplo, alguém que está no meio do funil da jornada de compra pode procurar por “academias na Zona Norte de SP” e não, necessariamente, por “box de CrossFit na Zona Norte de SP”.


Mantenha atualizado no Google Meu Negócio também as fotos do seu estabelecimento, endereço, telefone (para receber ligações e não apenas mensagens de Whats), horários de atendimento etc. Fique atento ainda aos comentários e avaliações recebidas por lá para não deixar perguntas sem respostas nem comentários negativos sem uma demonstração de que a sua marca se preocupa e vai resolver o problema.


Gestão do Relacionamento com o Cliente

Já falamos aqui no Descomplica algumas vezes sobre a importância do Customer Relationship Management (CRM), que, mais do que um programa/sistema, é uma cultura de colocar as necessidades do cliente no centro de todo o funcionamento da sua empresa.


A pessoa visitou seu box, fez uma aula experimental e não fechou um plano? Crie uma régua de relacionamento. Entre em contato, pergunte se ela está bem, se sentiu dor muscular, enfim, demonstre preocupação. Este contato pode ser feito pelo bom e velho e-mail, mas também de uma forma humana por WhatsApp ou por meio de uma ligação. É normal que cada pessoa tenha um tempo de tomada de decisão diferente e, se você souber ouvir, conseguirá guiá-la da forma mais correta.

Sempre registre o que os leads falam e continue um diálogo que se conecte ao que eles sentiram. Tudo isso fará com que o seu potencial cliente se sinta acolhido e lembrado, aumentando muito as chances de ele fechar negócio com você.


8 estratégias práticas para conquistar novos alunos

  1. Se você gerencia um box de CrossFit já deve ter percebido que o público feminino domina este universo no Brasil. E uma dúvida recorrente é: “será que vou ficar muito musculosa?”. Uma forma de quebrar esse mito é convidar alunas que já treinam com você para dialogarem com sua audiência, por meio de uma live, vídeos, ou outro formato.

  2. Trabalhar o emagrecimento com qualidade também sempre funciona, oferecendo aulas especiais e planos para quem tem esse objetivo.

  3. Outra estratégia muito boa para conscientizar as pessoas sobre a prática do CrossFit é oferecer alguns dias grátis para que os potenciais clientes conheçam suas aulas, coaches e estrutura.


  1. Sabemos que um dos diferenciais do CrossFit é o senso de comunidade e amigos que fazemos no box. Explore isso na sua comunicação. É normal que as pessoas busquem lugares onde se sintam abraçadas e acolhidas. Então, demonstre essa convivência.

  2. Ainda rola por aí o mito de que o CrossFit é muito hard-core. Nós sabemos que não precisa ser assim, mas provavelmente a sua audiência não sabe. Explique que o CrossFit é para todos e todas.

  3. Desenvolva campanhas para que seus clientes atuais se tornem promotores da sua marca. Por exemplo, um programa de benefícios progressivos para alunos do box trazerem mais alunos no formato “indique e ganhe”. Também funciona incentivar que eles tragam amigos para um aulão especial em um sábado ou fazer um “dia do amigo”.

  4. Organize aulões com a comunidade em espaços públicos que a sua cidade oferece e inscreva seu time em corridas de rua. Os alunos adoram e é uma ótima forma de divulgação da sua marca.

  5. Lembre-se que existem muito mais pessoas sedentárias, sentadas no sofá, do que treinando nos seus concorrentes. Busque por transformar a vida dessas pessoas, é muito mais fácil e barato conquistar um cliente que não treina do que tirar ele do seu concorrente.

Curtiu as dicas? Então é hora de colocá-las em prática. E se precisar de ajuda, conte comigo.


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo