• Daniel Boico

Conheça a importância da consistência no marketing digital do seu box

Atualizado: há 7 dias

Daniel Boico

Consistência no conteúdo é um dos principais elementos para o sucesso da estratégia de marketing digital do seu negócio fitness. E, por consistência, entende-se um conjunto de fatores que garantem o sucesso da comunicação, como: quantidade, qualidade e autoridade da mensagem.


No mundo das fake news, da velocidade da informação e do contato com consumidores em tempo real pela internet, sua marca precisa ser uma fonte confiável de consulta. Isso exige profissionalização da produção do seu conteúdo.


No post de hoje, trago alguns insights sobre como criar conteúdo de forma estratégica, consistente e eficiente para alcançar os objetivos de marketing do seu box de CrossFit.

Continue comigo.


O primeiro passo para encantar pessoas é saber quem você é

Provavelmente você já sabe, mas no mercado fitness, onde a concorrência é alta, é importante não apenas atrair, mas fidelizar clientes. Uma boa forma de fazer isso é trabalhar a identificação por meio da consistência no marketing digital.


Esta estratégia pode trazer resultados incríveis a médio e longo prazo. Para começar a desenvolvê-la é preciso autoconhecimento. Explico: você já ouviu falar do conceito de consumidor 4.0? O termo foi cunhado pelo conhecido intelectual do mundo do marketing, professor Philip Kotler. Este consumidor, entre outras coisas, gosta de se relacionar com as empresas de forma humanizada.


Um case de sucesso humanizado é a Netflix, com seu tom de voz cheio de humor, criatividade e que transmite a sensação de estarmos falando com um verdadeiro membro da comunidade.

Mas pense comigo. Como seria se relacionar com alguém que aparece com um visual, uma forma de falar e ideias sobre o mundo diferentes a cada dia? Difícil de confiar e conhecer, né? O mesmo ocorre em relação à sua empresa fitness.


Por isso, em primeiro lugar é preciso entender o significado da sua marca e ter muito claro quais os valores que ela carrega. Na Boico Corp, por exemplo, nós sabemos exatamente o que queremos: transformar o mundo por meio da prática de exercícios físicos. Por isso, ajudamos empreendedores do setor fitness a crescer. Todos os conteúdos que produzimos são coerentes com isso, incluindo o texto que você está lendo.


Com este ponto de partida bem definido, fica mais fácil trabalhar um branding realmente consistente.


Consistência desde a identidade visual


A consistência começa pela sua identidade visual. É importante que logo, tipologia, cores e elementos sejam padronizados e bem trabalhados em cada peça gráfica. O objetivo é gerar reconhecimento da sua marca e transmitir as sensações corretas, que correspondam aos valores da sua empresa.


Exemplo de quem faz isso bem é o Itaú. No final de 2020, por exemplo, o banco divulgou um comercial sobre a pandemia. A propaganda não traz nem o logo nem o nome da marca. No entanto, reconhecemos facilmente de quem é o comercial, por meio do tom de voz que já vinha sendo adotado em outras peças publicitárias recentes e das cores da marca.


Crie conteúdos que gerem valor para o público


Quantidade é essencial, mas não caia no erro de subestimar a qualidade do conteúdo que você publica nos canais de marketing digital do seu box. Lembre-se que o seu público está sendo diariamente bombardeado por muito conteúdo. Para se destacar, não basta reproduzir o que a concorrência faz. É preciso ser melhor.


Independente se o formato do conteúdo é um blog post, um vídeo ou um pequeno parágrafo para as redes sociais, nunca fale apenas por falar. Gere valor em cada frase, em cada imagem. Seja interessante, traga informações novas e relevantes, trabalhe com fontes confiáveis, seja disruptivo e converse sobre os assuntos que o seu público quer conversar.


Constância gera consistência


Mantenha a periodicidade. De nada adianta postar 10 conteúdos em uma semana e passar duas semanas sem publicar nada.


Esta constância é importante tanto para que os conteúdos sejam mais facilmente indexados pelos buscadores, quanto para criar uma relação com o público que tem o hábito de acessar os seus canais. A frequência aumenta acessos, cria novos vínculos e fortalece relacionamentos já existentes.


As mídias que serão utilizadas para a publicação desses conteúdos (redes sociais, blogs, YouTube, entre outras), sua produção e cronograma devem ser definidos pelo planejamento de comunicação. É ele que vai estabelecer os temas das postagens, datas, formatos e meios.


Esta organização permite, ainda, que seja destinado o tempo adequado para a produção de cada conteúdo.


Algumas dicas para manter a constância são:

  • Tenha um banco de imagens do seu box de CrossFit que mostre várias aulas, alunos e estrutura;

  • Tire um dia da sua agenda para gravar uma série de vídeos que possam ser utilizados em diferentes momentos;

  • Construa um banco de conteúdos atemporais;

  • Alterne entre conteúdos mais profundos e a documentação (registro de uma aula bacana, de um curso realizado pelos instrutores do box, de um aluno que se superou nos exercícios etc.);

  • Agende posts sempre que os formatos contarem com esta funcionalidade;

  • Tire um tempo todos os dias para interagir com os usuários publicamente e nas mensagens privadas recebidas.


Não tente “abraçar o mundo” sozinho


Eu sei. Tudo isso dá muito trabalho e é impossível administrar um negócio fitness, dar aulas e ainda cuidar sozinho do marketing. Uma estratégia pode ser procurar uma agência especializada no assunto e contar com a ajuda de um time de profissionais.


Investir na consistência do marketing digital da sua marca é garantir que ela fidelize o relacionamento com os seus atuais clientes e continue chamando a atenção de novos consumidores.


Se quiser conversar mais sobre o assunto, me chame no WhatsApp.


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.



Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.




10 visualizações0 comentário