• Daniel Boico

Como visualizar projeções para o planejamento anual do seu BOX

Hoje vim aqui falar de um assunto muito sério e importantíssimo para a evolução e sucesso do seu box. Não quis dizer que marketing, atendimento e muitos outros papos que tivemos aqui não sejam de suma importância. Mas hoje, nós vamos falar do início de tudo: o planejamento.


Sem o planejamento correto e ideal, nada prospera. Nada mesmo, viu? E, para tanto, preparei um passo a passo para que o planejamento anual do seu Box seja um verdadeiro sucesso, como você precisa e merece.


gif

Não tem erro…


Listei aqui um passo a passo para não ter erro:


1 - Qual o propósito do seu Box?


Quando falo de propósito, estou me referindo ao objetivo principal. Por exemplo, o propósito do seu Box pode ser “transformar vidas através das atividades físicas” ou “treinar atletas para se tornarem profissionais”. Seja qual for, é preciso fazer um raio X completo da empresa para então começar a traçar as metas. Tudo fica muito mais fácil se tiver um propósito desenhado!


2 - Como você quer ser reconhecido?


Você já definiu o principal propósito do seu Box. Agora precisa definir como você quer ser visto pelos seus alunos/clientes. Sua pretensão é ser considerado o box mais luxuoso da região? Ou o mais barato? O mais atencioso com os alunos? Com a estrutura mais completa? Decida como quer ser visto, mire e acerte! Se quer ter o box mais bonito da região, comece a planejar uma nova estrutura, mais moderna e completa, que realmente chame a atenção dos alunos. Para isso, vamos ao próximo passo.


3 - Defina os pontos fortes e pontos fracos


Já ouviu falar em análise de SWOT? Ela faz exatamente isso: analisa as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma empresa, Daí vem sua definição em português “matriz FOFA”. Na prática, faça um desenho semelhante à imagem abaixo:



Para deixar ainda mais claro, vamos dividir por cada um dos quadros e fazer algumas perguntas que vão te ajudar a avaliar o processo:

Força:

  • O que fazemos bem?

  • O que diferencia o nosso Box?

  • De que o nosso público-alvo gosta no nosso Box?


Fraquezas:

  • Quais iniciativas estão com desempenho abaixo do esperado e por quê?

  • O que poderia melhorar?

  • Quais recursos poderiam melhorar o nosso desempenho?


Oportunidades:

  • Quais recursos podemos usar para melhorar as nossas fraquezas?

  • Existem lacunas de mercado nos serviços que prestamos?

  • Quais são as nossas metas para o ano?


Ameaças:

  • Quais mudanças na indústria são motivos de preocupação?

  • Quais são as novas tendências de mercado no horizonte?

  • Em que pontos nossos concorrentes têm um melhor desempenho que o nosso?


4 - Defina suas metas


Feita a análise SWOT, já vai ser possível encontrar o que pode ser melhorado e o que pode ter sequência. Agora chegou o momento de definir a sua meta. O que você espera? Quer aumentar o seu faturamento em 2 vezes até o final do ano? Quer triplicar o número de alunos? Quer que seu Box se torne referência na sua região? O que você deseja em 6 meses, 1 ano ou 2 anos? Para conseguir atingir seus objetivos, primeiro você tem que saber onde quer chegar.


gif

E para conquistar esses objetivos, o que você tem hoje que pode ser aproveitado e o que você precisa fazer para conquistar o seu desejo? Faça uma lista e priorize o que for necessário.


6 - Definição de ações


Chegou a hora de agir! Quer ter o maior Box da região? Então vamos lá: precisa de um local maior, de equipamentos de ponta, dos melhores coaches, de marketing assertivo, enfim. Chegou o momento de colocar em prática tudo o que falamos aqui. Planejamento é isso! Ah! Não se esqueça de medir os KPIs, que são ferramentas de gestão para medir o desempenho e sucesso do seu negócio. Mas isso é assunto para uma próxima conversa!


E agora? Você consegue executar todo o planejamento sozinho ou precisa de ajuda? Se quiser mais dicas, não exite em me contactar, ok?


E tem mais, quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.


 

Daniel Boico é publicitário e CEO da Agência Boico. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo