• Daniel Boico

Como transformar sua empresa fitness em uma máquina de vendas?

Atualizado: Jul 29

O seu negócio fitness está precisando vender mais? Muuuito provavelmente sua resposta para esta pergunta é “sim”. Afinal, que empreendedor não gostaria de ver sua empresa crescer?


No texto de hoje quero aprofundar um assunto que começamos na semana passada, sobre a integração entre marketing e vendas.


Você vai descobrir que a sinergia entre estes dois setores pode transformar seu box, academia ou marca fitness em uma verdadeira máquina de vendas.


Continue lendo abaixo.


Mas, afinal, o que é uma máquina de vendas?

Máquinas de vendas é como são chamadas empresas que conseguiram construir um modelo escalável de vendas. Trata-se de um conjunto de ações e processos que mantém um crescimento constante de leads qualificados que se tornarão clientes.


Há alguns anos, o que fazia uma empresa vender muito era um grande número de pessoas oferecendo ativamente produtos e serviços para potenciais clientes. Este esforço ainda é importante, mas ele está cada vez mais conectado ao trabalho do marketing.


Isso porque o ambiente digital facilitou para o marketing gerar leads para que vendas os transformem em negócios fechados.


Esse entendimento é facilitado com o uso de ferramentas e alguns processos tecnológicos de automação e integração. No final, todos os estágios do processo são beneficiados e sua empresa começa a escalar, transformando-se em uma máquina de vendas.


Como esta estratégia pode ajudar seu box ou academia?

Sabemos que no mercado fitness a concorrência pode ser um desafio importante a ser superado pela sua empresa. No Brasil, embora ainda exista um enorme potencial de crescimento do setor, já há aproximadamente 9,6 milhões de pessoas matriculadas em academias, box e congêneres.


Por isso, a pergunta que você deve se fazer sempre é: como se diferenciar?


Ainda que sua empresa acerte no ponto e consiga atingir um certo nível de eficiência e resultados, a tendência do mercado é sempre se ajustar e puxar o desempenho dela para baixo.


Por isso, a construção de uma máquina de vendas é tão importante. Ela constitui um modelo escalável, que compensa as quedas e estagnações naturais. Logicamente, isso vai tornar o seu negócio fitness mais lucrativo e à frente da concorrência.


Abaixo, apresento cinco etapas necessárias para construir sua máquina de vendas.



1. Aumente o número de clientes em potencial

A primeira etapa para escalar suas vendas é chegar a mais pessoas e aqui não estamos falando de qualquer pessoa, mas do público correto, que tem potencial para se tornar clientela.

Não existe outra forma de fazer isso senão investindo e testando canais de aquisição. É assim que você descobrirá se os seus leads estão no Instagram, no Facebook, no Google...

Coloque um pouco de orçamento em canais variados e monitore os resultados. Para isso, seu marketing vai precisar produzir conteúdos que gerem valor para este público potencial, esforçando-se para comunicar como o seu produto ou serviço soluciona dores e gera benefícios.

Com o auxílio das ferramentas de marketing integradas com o CRM da sua empresa, você vai começar a gerar leads cada vez mais qualificados para a sua equipe de vendas trabalhar.

Tenha sempre em mente que este é um trabalho que não para. Analise e ajuste continuamente o trabalho para saber em qual rede investir, quais conteúdos funcionam, quem é a sua persona etc.


2. Segmente seus leads e acompanhe a jornada deles

Agora que você já tem uma lista longa de potenciais clientes para o seu box ou academia, ou para comprar os seus produtos, está na hora de refinar ela.


Ter um grande número de leads não significa converter todos em alunos ou clientes. Uma estratégia muito utilizada no marketing de conteúdo é nutrir essa galera com e-mails.


É como se você estivesse educando o seu público para compreender a importância do seu negócio. Vá monitorando quem abre os e-mails ao longo da jornada e afunilando mais a lista.


No final, ofereça abertamente o seu serviço ou produto. Isso vai tornar seu processo de vendas mais barato e eficaz.


3. Analise e ouça as reações dos seus leads

Até aqui você já deve ter percebido como a transformação digital é essencial para o sucesso da sua máquina de vendas. Logo mais vou voltar a este tema, mas, por enquanto, saiba que é apenas por meio da tecnologia que você terá acesso às tão famosas métricas de vendas.


Analisar estes indicadores é a fórmula exata para descobrir o que está funcionando e o que precisa ser corrigido. No entanto, há também uma antiga forma mais humana de ouvir seus clientes, que não deve ser negligenciada. Trata-se do bom e velho saber ouvir o que eles dizem.


Fique de olho em como seu lead reage e se reage ao conteúdo gerado. Busque melhorar continuamente a entrega de valor, ou seja, de soluções que realmente ajudem seus alunos e clientes.


Aqui, o “ouvido” do vendedor pode ajudar muito a equipe de marketing. E a equipe de marketing pode ajudar muito os vendedores a compreenderem quem são os seus potenciais clientes e como abordá-los.


4. Aposte em um time comprometido com o sucesso do seu cliente

Construir uma máquina de vendas de sucesso passa por ter uma equipe capaz e entusiasmada para fazer o seu melhor. Tenha um time multidisciplinar e focado em colocar o sucesso do cliente em primeiro lugar.


Outra alternativa muito interessante é contratar uma agência de marketing 360º para lhe auxiliar em todo este processo. Aqui na Boico, nós ajudamos empreendedores do setor fitness olhando para todas as etapas do negócio.


O importante é entender que tudo isso é ciência e que as suas ações devem ser baseadas mais em indicadores e menos no feeling.


5. Invista em aperfeiçoamento

Os vendedores são os embaixadores da sua marca. Por isso, quanto mais preparados eles estiverem, melhor.


Se o seu empreendimento é um pequeno negócio, aí vai mais uma dica importante: não caia na tentação de acumular todas as tarefas. Concentre-se na integração do seu time e saiba delegar.


Analise os dados, faça reuniões com a equipe toda semana e não deixe a roda parar de girar.

Não esqueça da tecnologia

Agora que você já tem uma boa noção do que é de como construir uma máquina de vendas, falta enfatizar que nada disso é possível sem investimento em tecnologia.


Já existem no mercado muitas ferramentas que vão ajudar sua empresa fitness a maximizar a produtividade, reduzir custos com a operação e melhorar seus resultados. Quando falamos de marketing e vendas, as duas ferramentas indispensáveis são: uma plataforma de automação de marketing e um CRM de vendas.


O próprio CrossX automatiza interações com seus alunos, dispara e-mails, push notifications promocionais, entre vários outros tipos de comunicação.


Gostou do conteúdo? Se quiser conversar mais sobre como maximizar as vendas do seu negócio fitness, estou à disposição para batermos um papo.


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


18 visualizações0 comentário