• Daniel Boico

Como organizar uma competição de sucesso no seu box de CrossFit?

Quem não gosta de uma boa competição? Organizar torneios internos no seu box de CrossFit pode ser uma alternativa com ótimo custo-benefício e que oferece uma experiência altamente positiva para os seus clientes. No entanto, se o evento não for organizado da maneira correta, pode se transformar no seu contrário.


Se você é gestor de um box de CrossFit e está pensando em realizar uma competição interna, a primeira coisa a fazer é refletir sobre a realidade do seu próprio negócio.


Ficou interessado? Continue comigo abaixo. No texto de hoje, mostrarei o caminho para você organizar um evento incrível.


Esqueça as competições externas

A primeira coisa que você precisa considerar para ter um evento de sucesso é a evolução dos seus próprios atletas.


Desde 2013 estou à frente de boxes de CrossFit, próprios ou não. Ao longo de todos estes anos, já organizei muitos campeonatos. E uma coisa que aprendi é que desenvolver um campeonato interno, embasando-se apenas na realidade das competições externas, pode gerar um grande desconforto entre os seus alunos.


Ainda que a competição A ou B tenha um determinado pré-requisito, você precisa saber se os seus alunos estão nesse patamar. Assim, a categoria RX da competição do seu box não precisa ser a mesma RX de uma competição externa. Já a categoria scaled deve ser pensada para que todos possam participar.


Ou seja, é preciso analisar a progressão dos seus atletas e criar um evento dentro da realidade do condicionamento deles. Caso contrário, o campeonato pode resultar na participação de apenas duas, cinco ou 10 pessoas e se tornar um motivo de frustração para todo o restante dos seus clientes.


Se você tem um box novo, por exemplo, uma boa ideia pode ser criar uma competição em forma de gincana. Com isso, seus alunos podem ter um momento de diversão e descontração onde vão desenvolver muito relacionamento humano. Não esqueça que o senso de comunidade é um dos grandes diferenciais do CrossFit.


No vídeo abaixo, eu falo um pouco mais sobre isso.



Foque na retenção

Tenha em mente que o objetivo de uma competição interna não é faturar. É claro que ela não precisa dar prejuízo, mas o foco aqui é melhorar sua taxa de retenção, ou seja, a fidelidade dos seus clientes.


Muitas vezes nós, gestores fitness, nos preocupamos muito com novas captações, mas não criamos ações e oportunidades para que os atuais alunos criem laços cada vez mais fortes e permaneçam um, dois, 10 ou 20 anos dentro do box.


E sabemos que giro e rotatividade não são bons sinais para nenhum tipo de negócio. Aliás, já falamos em alguns outros textos aqui no CrossX Descomplica que adquirir um cliente novo pode custar até 25 vezes mais do que manter os melhores.


Organização é a chave do sucesso

Sabemos que o sucesso mora nos detalhes, não é mesmo? Então leve essa velha máxima ao pé da letra. A organização é o momento em que você deve levantar todas as questões e definir as prioridades da competição. Aí vão algumas dicas:


  1. Tenha um regulamento simplificado, de fácil compreensão e escreva as regras baseadas no seu público-alvo.


  1. Não esqueça de envolver o seu time. Por mais simples que seja, um evento perfeito requer uma equipe dedicada. Nem tente fazer tudo sozinho.

  2. Capacite e trate bem os seus colaboradores. Preveja pausas para refeições e descanso, dê condições de trabalho, ofereça água, frutas, chocolate, red bull, enfim… o que for necessário para manter o moral da tropa em alta.

  3. Treine seus árbitros. Eles são um ponto chave do evento. Se o árbitro acerta, a competição é boa, se ele erra, a competição é ruim.

  4. Contrate um sistema de leaderboard. A própria CrossX tem um sistema de competição onde você pode ter um leaderboard profissional utilizado pelo TCB e outros grandes eventos.

  5. Garanta banheiro, vestiário e água para todo mundo.

  6. Peça ajuda de uma agência para caprichar na parte visual e na comunicação do evento.

  7. Ao longo do campeonato, faça uma cobertura nas redes sociais e, se possível, contrate uma equipe profissional para fazer fotografias. Os atletas adoram e reverberam nas redes.

  8. Nunca deixe de fazer uma pós-produção. Um bom vídeo é a melhor pedida.



E se quiser trocar mais ideias sobre a organização de um campeonato para o seu box, entre em contato comigo. A Boico Corp é a agência com maior expertise no setor fitness do Brasil. Tenho certeza que podemos ajudar você.


Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.

71 visualizações0 comentário