• Graziella Sousa

Como lidar com a concorrência...

Em um primeiro momento, saber que uma Box nova vai inaugurar pertinho da sua pode parecer assustador. As pessoas ao seu redor farão questão de lhe dizer o passo a passo e os pontos fortes do novo centro fitness que está na iminência de abrir as portas. E você que já está estruturado ou no caminho para a estabilidade logo imagina os cenários possíveis. Alunos curiosos, burburinhos na Box sobre a fofoca do momento, possibilidade de migração do público que você tanto suou para conquistar. Isso tudo é uma tortura para um gestor. Mas, calma! Tem coisa boa nisso tudo!

O primeiro passo é você, gestor, entender que não é porque o local está inserido na prestação de serviço da mesma modalidade que a sua que ele é necessariamente seu concorrente. Tenha a frieza de analisar o cenário com a imparcialidade devida. Ciente disso, a pergunta que te faço é: você realmente conhece seu público? Das motivações pelas quais ele faz cross? E por que ele escolheu a sua Box? Se você ainda não sabe, busque instrumentos para pesquisar com urgência essa informação, pois você vai precisar dela para definir suas estratégias e aplicar investimentos no lugar certo. Até mesmo a decisão sobre quais e quantos acessórios comprar, se é que você pensa em fazer um investimento estrutural agora, necessita desse dado.


Não adianta se desesperar e baixar o preço. Se gerenciar empresas tivesse soluções simples assim o ‘mercado’ não seria instituição tão exigente. Portanto, se você não é uma academia low cost, que tem os baixos preços como principais armas, você vai comprometer a saúde do seu negócio e não vai ter o resultado que imagina. Então, voltemos para o caminho mais longo, mais difícil, mas que vai manter seu Business firme e sem crises.


Após analisar sua persona, faça o mesmo com o do suposto concorrente. O Cross é para todos, mas nem todos os perfis de público se encaixam perfeitamente numa Box. Certo?! O que quero dizer? Que se o seu funil de vendas está bem definido você tende a oferecer um produto ainda mais personalizado. Além disso, seu cliente vai se sentir cada vez mais acolhido no seu Espaço e sua retenção estará cada vez mais fortalecida. É como um casamento perfeito: sua empresa nasce para persona e ela nasce para sua empresa.


Alguns artigos sobre comportamento humano respaldam experiências que percebemos na prática naturalmente, como a tendência do ser humano de se organizar em grupos, seja por um mesmo propósito, seja por identificação em características de personalidade semelhantes, ou mesmo que se complementam. Talvez não pareça, mas perceber essa dinâmica pode fazer total diferença para entender seu grupo de consumidores. Com quem andam, onde vivem, o que fazem, do que se alimentam... pode parecer piada do Globo Repórter, mas é bem por aí...


Tome por base a Empresa Crossfit. Você certamente já sabe que quem pratica Cross é parte de uma comunidade, uma corrente fitness mundial muito bem valorizada e monetizada. Por que não ser o pioneiro da sua subcomunidade com as particularidades da sua Box? Pense nisso e você será único.

19 visualizações0 comentário