• CrossX

Chargeback: saiba o que é e como evitá-lo

Muita gente nunca ouviu falar ou não conhece, porém quem é do varejo tem arrepios só de ler, né?! Mas calma, o Portal CrossX está aqui para te ajudar a evitar esse bicho - papão!

“Contestação de Pagamento”, essa é mais ou menos a tradução do termo ChargeBack. É isso mesmo, é uma contestação de uma cobrança feita pelo dono do cartão de crédito.


Pra ficar mais fácil, vamos usar um exemplo que pode acontecer e acontece dentro dos boxes?

Seu aluno fecha um plano recorrente com você, e talvez você não tenha alinhado muito bem o dia da cobrança ou o nome que aparecerá em sua fatura. De repente quando a cobrança acontece, ela acontece de madrugada, seu aluno leva um susto e não se liga no valor nem nome, liga no banco correndo e pede pra cancelar aquela compra. Nesse momento, acontece um processo interno entre os bancos, as bandeiras dos cartões, adquirente e sub adquirente… esse é o chargeback!


E qual o impacto disso no meu negócio?


Se o chargeback tiver acontecido por conta de uma fraude, o estabelecimento vai ter que devolver o valor e infelizmente ficará no prejuízo.


Nos casos que não envolvem fraude, você pode entrar com a solicitação de disputa, porém, precisará de alguns documentos como: contrato assinado, frequência de check-ins na aula, entre outros, tendo o prazo de 5 dias úteis para entrar com a disputa.


As principais bandeiras de cartão penalizam empresas e comércios que tenham muitos pedidos de chargeback. As empresas que têm mais de 100 contestações por mês, podem ser penalizadas por isso, como por exemplo, ter o seu CrossX Pay bloqueado. Então fique atento com isso!


Recebi um chargeback, e agora?


O primeiro passo é sem sombra de dúvidas: entre em contato com o seu aluno! Ele pode não ter visto o nome do box na fatura, pode não ter se atentado ao valor. O horário da cobrança pode ter deixá-lo confuso. Então o diálogo é o primeiro passo. Se não conseguir resolver com o seu aluno, é possível entrar com a solicitação de disputa, devendo apresentar alguns documentos para conseguir reaver o valor. Mas fica tranquilo! Você que é nosso cliente CrossX Pay tem um analista de relacionamento à disposição para auxiliar com esse processo. Fale com ele quando precisar!


E como evitar que isso aconteça?


São coisas simples mas que fazem a total diferença, e apesar de simples são extremamente necessárias. Não só para evitar o chargeback mas para evitar muitos outros problemas! Vamos lá?

  • Mantenha o cadastro do seu aluno em dia: nome, endereço e telefone;

  • É importante conhecer e ter uma certa proximidade com seus alunos, isso será muito bom para o dia a dia e para os negócios;

  • Alinhe sempre com ele a melhor data para o pagamento online. Isso vai evitar muita dor de cabeça!

  • Estabeleça políticas de cancelamento, estornos e trocas. Deixe isso de forma clara e explícita no seu contrato Box < > Aluno;

  • Verifique sempre seus relatórios de transações, filtre por status e acompanhe suas vendas;

  • Se você é cliente CrossX Pay, informe seu aluno que a cobrança acontece de madrugada, às 3hs;

  • Não esqueça de avisá-lo como aparecerá a cobrança na fatura dele, qual o nome certo.

Se você ainda não é nosso cliente, não perca tempo! Fique de olho! E conte com o time CrossX sempre que precisar!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo