• Daniel Boico

BOAS PRÁTICAS NO MARKETING DIGITAL

Já comentamos aqui sobre a importância do relacionamento com seus clientes. Um bom atendimento e relacionamento, podem servir como uma maneira de fidelizar seus alunos e até mesmo torná-los advogados de sua marca.


Mas hoje iremos um pouco mais a fundo no assunto, mais voltado para o marketing digital, que é o mecanismo mais utilizado pelas empresas. Sim! Durante a pandemia, ocorreu um aumento do uso das mídias digitais e com o retorno das atividades normais, as redes sociais continuam como meio mais utilizado e com os melhores resultados para as empresas.


Focando agora em seu Box, a realidade não é nada diferente e, para tanto, vamos mergulhar um pouco mais no assunto para te ajudar a ter boas práticas no marketing digital e, consequentemente, conseguir resultados positivos para seu negócio.


Vamos de dicas básicas para não ter erro!


Preparei aqui um passo a passo bem simples para que seu box se enquadre adequadamente no mundo do marketing digital. Se você já trabalha com as ferramentas digitais, talvez valha dar uma olhada nessas dicas e implementar ou mudar o que for interessante. Te digo que o resultado vem!

Vamos lá então:


1 - Crie sua persona

Primeiramente vamos explicar o que é persona. Muita gente confunde o termo com ‘público-alvo’, mas é muito além disso. A persona é um personagem fictício que represente o seu cliente ideal. Por exemplo: “no seu box, a persona pode ser mulheres e homens que trabalham em empresas e possuem pouco tempo para treinar, mas que utilizam esse momento para se desligar do trabalho. Essa pessoa tem de 28 a 45 anos, não quer se tornar um profissional de Cross, mas se preocupa com seu corpo e sua saúde”. Esse é só um exemplo de persona. Podem ser várias para uma mesma empresa. O que muda é a forma que você vai comunicar com esses clientes ideiais. Minha dica é que você defina 2 ou 3 perfis diferentes e comece a se comunicar pensando nessas pessoas.

Nesse site você vai ser direcionado e conseguirá criar suas personas com facilidade: https://geradordepersonas.com.br/


2 - Escolha os canais de divulgação

Sabendo quem é a sua persona, fica mais fácil definir quais canais de comunicação você vai utilizar para entregar as informações. Seus clientes acessam mais o Facebook ou Instagram? Eles assistem vídeos no Youtube?

Mas vale também pensar na sua demografia, ou seja, se você mora em uma grande cidade, certamente o Google é uma boa ferramenta de divulgação, pois seus clientes poderão procurar por “box de cross” diretamente na plataforma. E seu nome precisa aparecer, não é mesmo? Mas essas estratégias pontuais, já são assunto para outro papo. (quem quiser, me chama que explico melhor, tá?).

Mas o que quero dizer aqui, é que não é legal atirar para todo lado, mas sim investir no canal de comunicação que mais lhe trará retorno.


3 - Invista em conteúdo de valor


Escolhido o canal de comunicação, chegou a hora de pensar no conteúdo. Seja qual for o meio, indico que você mescle a divulgação de seus serviços com conteúdos de valor. Mas o que é isso? Conteúdo é tudo o que você posta ou publica, que vai agregar valor para o cliente. Por exemplo, hoje você fez um post falando da estrutura do seu box. Amanhã o post será sobre como manter uma alimentação saudável pode ajudar a gerar resultados positivos no treino. Isso é um conteúdo de valor! O aluno não entrará em seu Instagram ou Youtube apenas para conhecer mais sobre seu box, mas também para buscar informações importantes para o dia a dia dele.


4 - Mas e a jornada de compra?


Calma, vamos entregar conteúdo de valor, mas não vamos deixar o objetivo de venda de lado.

Aí entra um outro assunto que é definir em qual etapa do funil de vendas o cliente está. Se ele está buscando um box, ele é um cliente de topo de funil, que ainda está pesquisando pelo box ideal. Já se ele já é seu cliente, o modo de comunicação é outro, mais voltado para a fidelização. Portanto, não se esqueça de investir em tráfego pago, como impulsionamento nas redes sociais, para que sua informação sempre chegue ao destino correto.


5 - E-mail MKT ainda funciona?


Você já tem alguns leads? Ou seja, contatos em potencial para envio de e-mails ou mensagem de whats? Se você tem, continue apostando no e-mail marketing, que é uma das melhores e mais baratas formas de divulgar o seu produto, suas promoções e, principalmente, de difundir o conteúdo produzido pelo seu box. Eles ainda permitem que você direcione conteúdos específicos para diferentes grupos de personas.




Bem! Espero ter contribuído um pouco mais com seu conhecimento em marketing digital. Sim! O assunto é amplo e um tanto quanto complexo, mas vamos sempre trazendo “conteúdo de valor” para vocês aqui, tá ok? E qualquer coisa, me chama no inbox do Instagram @danielboico.

 

Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no nosso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

 

Daniel Boico é publicitário e CEO da Agência Boico. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


31 visualizações0 comentário