• CrossX

Boas práticas do Marketing Digital

Marketing é um conceito muito amplo e, por isso, trouxemos dicas de boas práticas em redes sociais para te auxiliar na construção da sua imagem online!



Apesar do marketing digital não estar relacionado apenas a redes sociais, no início, a maioria das suas ações online serão nelas, portanto você precisa saber de alguns pontos chaves para não errar nessa comunicação!


Tenha em mente que as redes sociais são uma extensão da sua empresa e, por isso, você precisa ser profissional e entregar aos clientes o que eles desejam.


Para isso, definir uma estratégia é muito importante, você precisa de um plano de ação estruturado para não se perder pelo caminho. Mas sabemos que fazer uma estratégia de marketing pode não ser algo tão simples, por isso abaixo seguem 4 dicas para começar a construir a sua imagem online:

Dica 1: Mantenha uma identidade visual

Você precisa de uma identidade visual nas suas redes sociais. As pessoas são constantemente bombardeadas por milhares de informações inconscientemente e acabam fazendo associações mentais de aspectos das marcas com situações do seu dia-a-dia.


Isso pode acontecer com diversos fatores, desde cores, linhas e formas até uma imagem específica ou um jingle de uma propaganda.


Uma boa dica para manter sua imagem concisa é ter um profissional apenas para tirar fotos do seu Box e das aulas. Assim, você terá imagens boas, padronizadas e específicas. Elas ajudam os seus alunos a se identificarem e se reconhecerem na sua marca, além de gerarem mais engajamento com o público. Além disso, tenha cores padrões, caso faça alguma arte para o seu Box nas redes sociais ou até mesmo algum material impresso, é muito importante que o público identifique a sua marca sem, necessariamente, precisar ver o seu logo.


Alguns instas para se inspirar:


Dica 2: Consistência na mensagem

A linguagem e o que você comunica aos seus alunos e possíveis clientes precisa se manter em toda a comunicação. De nada adianta você e a sua equipe serem informais no trato com seus alunos e na sua comunicação você ter uma linguagem engessada e formal.


Mas, preste atenção! Isso não quer dizer que qualquer coisa que você falaria com seus alunos pode ser levada para suas redes sociais. Afinal, as redes sociais nada mais são do que uma ferramenta de relacionamento, elas aproximam você do seu público e te ajudam a construir a sua imagem de uma forma mais direta. Mas ainda assim, você precisa lembrar que, a cada comunicação que faz, você está se aproximando de seus expectadores, por isso, use as redes sociais da sua empresa como se fossem a sua particular. Seja sempre profissional e pense no que faz sentido para a sua marca e para os seus clientes.


Evite ao máximo se envolver em assuntos polêmicos! Isso pode resultar em uma crise desnecessária para a imagem da sua marca e uma dor de cabeça pra você. Tome cuidado com as palavras que você utiliza e com os assuntos que aborda. Seja conciso sempre e não vá na onda de modinhas se elas não combinam com a sua marca. Os memes são um belo exemplo disso, você não deve usar só porque todo mundo usa, mas se fizer sentido com a mensagem que você propaga com a marca da sua empresa, não hesite em usar!



Dica 3: Relacionamento

Eu aposto que, quando você fica insatisfeito com algum produto, serviço ou com o atendimento de algum lugar, sua primeira reação é ir até as redes sociais dessa marca. Ou quando precisa comprar alguma coisa online, faz o mesmo, para saber se o lugar é seguro. Pois é! Essa confiança é construída diariamente.


Trazendo isso para o seu universo o assunto é ainda mais delicado. Você já parou pra pensar que o seu cliente, antes da compra, precisa confiar que seu trabalho é sério e que você vai ajudá-lo a atingir o seu objetivo? Conseguir esse cliente nada mais é do que se preocupar com ele e deixar isso evidente na sua comunicação.


Por isso, saiba gerenciar suas crises! Sempre vai existir aquela pessoa que usará seus canais de comunicação para reclamar de alguma insatisfação com relação à sua marca. Seja um e-mail não respondido, um mau atendimento ou, ainda, seu serviço.


NUNCA discuta com essas pessoas! Seja paciente e resolva o problema da melhor forma. Além disso, não converse com essa pessoa publicamente, SEMPRE a encaminhe para o inbox e deixe claro que está resolvendo. Além de você consegui reverter uma situação potencialmente negativa, você mostra a outras pessoas que estão presenciando uma atitude solícita, educada e positiva. Nunca ignore um problema ou tente se justificar, foque na resolução ao invés do motivo. Reverta fãs em alunos e alunos em amigos! Crie relacionamento com seu público e veja o quanto sua marca irá crescer!



Dica 4: Tenha uma estratégia anual

A estratégia anual de marketing de uma empresa não envolve apenas propaganda, mas tudo que está relacionado com as ações de comunicação que possam levar a vendas e a exposição positiva do Box.


Dessa forma, você precisa traçar uma estratégia anual, contemplando comunicação em redes sociais, eventos a serem produzidos, causas a serem apoiadas, comunicação offline, propaganda etc. Sim, tudo que você fará no ano deve estar nesse documento e deve fazer muito sentido para a sua marca e para seus clientes.


Lembre-se de que seus objetivos de marketing precisam estar alinhados com o propósito da sua empresa, que vai além do trio Missão, Visão e Valores. Pense como ele pode ajudá-lo a atingir seus objetivos a longo e médio prazo e mantenha-se firme. A ajuda de um profissional da área para o planejamento pode clarear as ideias e te auxiliar a montar um plano enxuto e objetivo!


Se você não tiver um planejamento ou não puder fazê-lo imediatamente, lembre-se: não replique conteúdo dos concorrentes, seja sempre original e verdadeiro e foque no relacionamento com seus alunos e seguidores. Colocando essas dicas em prática será mais fácil atingir seus objetivos no meio digital!



21 visualizações0 comentário