• Daniel Boico

Anúncios de mídia paga: como gerar bons resultados para o seu box de CrossFit

Atualizado: Jul 29

Daniel Boico

As redes sociais são, atualmente, um dos principais alvos para quem deseja investir em marketing digital. Isso acontece porque é nelas que os usuários costumam passar a maior parte do tempo.


A dica de ouro para alcançar bons resultados em mídia paga é conhecer as particularidades de cada rede, sua marca e o público que você deseja atrair para o seu negócio fitness. Generalidades não funcionam.


Por isso, no artigo de hoje, vamos aprofundar um pouco mais sobre todas as etapas de planejamento de uma campanha de mídia paga de sucesso nas duas grandes redes: Facebook e Instagram.


Para essa dica, estamos usando o Gerenciador de Negócios do Facebook, que é uma ferramenta mais avançada do que o impulsionador de posts que fica no seu Feed.


Saiba definir seus objetivos

Saber onde quer chegar, ou seja, quais os objetivos da sua campanha de mídia paga, é determinante para o sucesso da sua estratégia. Desta forma, o primeiro a se fazer é definir quais são as necessidades do seu box neste momento.

Tenha em mente que o seu objetivo de publicidade nas redes sociais é o que você quer que as pessoas façam quando elas virem os anúncios do seu box. Reconhecimento, consideração e conversões são as três categorias, ou metas, mais amplas em que seus objetivos vão se encaixar. Estas são as denominações usadas pelo Facebook, também válidas para o Instagram.


Reconhecimento

Escolher esta categoria significa que você deseja gerar interesse em seu produto ou serviço fitness. Para aumentar o reconhecimento da marca, você precisa dizer às pessoas qual é o diferencial da sua empresa. Por exemplo, a Boico Corp vai lançar uma nova solução em marketing digital para boxes de CrossFit. Usando o objetivo “reconhecimento” é possível criar uma campanha que apresente no que consiste este novo serviço. Você pode focar em “reconhecimento da marca” em si ou optar por priorizar o “alcance”.


Consideração

Nesta meta de anúncios você encontra objetivos que levam as pessoas a pensarem na sua empresa e a buscarem mais informações. Por exemplo, a Boico Corp tem um site que apresenta cases de sucesso e os serviços desenvolvidos pela agência. Ao usar o objetivo de “tráfego”, é possível criar uma campanha que incentive as pessoas a visitar o site.


Conversões

Aqui, os objetivos levam as pessoas a se interessarem pelo seu negócio fitness para comprarem seu produto, se matricularem, fornecerem seus dados etc. Por exemplo, a Boico Corp disponibilizou em seu site um e-book sobre marketing digital com o objetivo de coletar cadastros de possíveis clientes (leads). Usando o objetivo de “conversão” é possível incentivar o público a realizar a ação desejada.


Estas metas de campanha mudam à medida que o seu box cresce ou de acordo com a ação esperada para cada momento. Se você está começando a fazer anúncios pagos em redes sociais agora, suas primeiras campanhas provavelmente deverão se dedicar a gerar reconhecimento de marca e atrair novos clientes. Depois, você poderá incentivar as pessoas a se matricularem, por exemplo.


Defina o público que quer atingir com a campanha de mídia paga

Segmentar corretamente o público que a sua campanha de mídia paga atingirá é outro fator muito importante. De acordo com uma pesquisa realizada pela Weebly, cerca de 62% dos donos de pequenos negócios dizem que suas campanhas não atingem o público correto.


Isso acontece porque de nada adianta criar um anúncio com objetivo, texto e imagens perfeitos se você entregá-lo para as pessoas erradas. Elas simplesmente não vão se interessar nem reagir a sua mensagem.


É por isso que o Facebook Ads permite determinar quem vai ver a sua campanha (em todos os posicionamentos permitidos). Detalhando a audiência com base em características como localização, idade, gênero, gostos e comportamentos, seus anúncios têm mais chance de impactar a audiência.


Por exemplo, se o seu negócio fitness está divulgando uma nova modalidade voltada ao público feminino, é possível segmentar a entrega da mensagem apenas para mulheres. Da mesma forma, se só faz sentido anunciar na sua cidade ou em determinado bairro, isso também é permitido. Quer impactar pessoas sedentárias ou, ao contrário, pessoas que se interessam pelo mundo fitness? Também dá.


Atenção: Não caia na tentação de “abraçar o mundo”. Quanto mais segmentada for sua campanha, mais chances de ela ser certeira.


Também é possível:

  • Subir listas de clientes que você já tenha obtido por outras fontes;

  • Criar um público-alvo com base nos visitantes de seu site;

  • Criar públicos de pessoas que assistiram determinado tempo dos seus vídeos;

  • Entre muitas outras opções.


Escolha o formato dos anúncios

Agora que você já segmentou bem o seu público-alvo é hora de pensar em que tipo de conteúdo vai veicular. É possível anunciar um texto simples, fotos, vídeos, um carrossel de imagens, apresentação multimídia, coleção… Cada um destes formatos possui rendimentos diferentes em alcance e engajamento, dependendo dos algoritmos de cada rede.


Acompanhar constantemente os seus anúncios e campanhas é essencial para entender o que está performando melhor.


Não esqueça de analisar os resultados

Teste, teste, teste. Análise, análise, análise. É com a aplicação infinita destas duas palavrinhas que o seu negócio fitness alcançará os melhores resultados no marketing digital.


Dados não vão faltar. Todas as redes e diversas ferramentas possuem recursos que sistematizam os resultados para serem analisados. A dificuldade está em filtrar quais são os dados necessários para que as métricas de marketing digital sejam analisadas com eficiência.


Entre as métricas mais comuns estão:

  • Taxas de cliques (CTR)

  • Taxa de conversão (CVR)

  • Custo por lead (CPL)

  • Retorno sobre investimento (ROI)

  • Custo por aquisição de clientes

Aqui, é preciso ter cuidado com as chamadas “métricas de vaidade”, como o número de curtidas, pois elas não necessariamente significam vendas ou as ações desejadas.


Saber analisar corretamente os resultados dos seus anúncios é essencial para ter os insights corretos e não desperdiçar tempo nem dinheiro.


Precisa de uma ajuda mais profissional para melhorar o marketing digital do seu box de CrossFit ou negócio fitness? Entre em contato pelo meu WhatsApp e vamos conversar.


Um grande abraço!



Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.


7 visualizações0 comentário