
Jú Meirelles
Alimentação: mitos e verdades
Com a enxurrada de informações que a internet nos traz e com informações difusas e de todas as espécies, fica difícil saber no que acreditar e como não cair nos mitos e falácias tão comuns na área da saúde. Por isso, listamos 5 mitos e verdades para manter você esperto!

1. Para emagrecer precisa comer pouco.
Errado. Para emagrecer precisamos nos alimentar melhor e aprender a escolher os alimentos mais adequados para o déficit de calorias.
2. Suco detóx e/ou água com limão limpam o organismo.
Apenas sucos não têm esse poder. Uma dieta balanceada, com comida de verdade e as combinações certas garantem um organismo saudável e equilibrado. O fígado é o principal órgão que atua no processo detóx, por isso, cuide bem do seu!
3. Arroz e feijão engordam e fazem mal para a dieta.
Arroz com feijão são alimentos regionais, parte da cultura brasileira, saudáveis e nutritivos, e podem ser incluídos nas estratégias nutricionais, além de que, por serem a base da alimentação do brasileiro, são acessíveis à maior parte da população.
4. Café com óleo de coco emagrece.
Adicionar óleo no café irá adicionar calorias. Se a estratégia ao longo do dia não estiver adequada, a adição pode atrapalhar o emagrecimento.
5. Não se deve jantar após as 19h.
O horário das refeições varia a depender a rotina de cada pessoa, e é importante respeitar a rotina do paciente. O horário que irá realizar a refeição não importa, desde que todas as refeições do dia, estejam balanceadas.
Mas atenção: cada organismo age de forma diferente a cada tipo de dieta. Consulte um nutricionista que respeite seus gostos, corpo e bolso, antes de quaisquer mudança alimentar.