• Jú Meirelles

Alimentação: mitos e verdades

Com a enxurrada de informações que a internet nos traz e com informações difusas e de todas as espécies, fica difícil saber no que acreditar e como não cair nos mitos e falácias tão comuns na área da saúde. Por isso, listamos 5 mitos e verdades para manter você esperto!



1. Para emagrecer precisa comer pouco.

Errado. Para emagrecer precisamos nos alimentar melhor e aprender a escolher os alimentos mais adequados para o déficit de calorias.


2. Suco detóx e/ou água com limão limpam o organismo.

Apenas sucos não têm esse poder. Uma dieta balanceada, com comida de verdade e as combinações certas garantem um organismo saudável e equilibrado. O fígado é o principal órgão que atua no processo detóx, por isso, cuide bem do seu!


3. Arroz e feijão engordam e fazem mal para a dieta.

Arroz com feijão são alimentos regionais, parte da cultura brasileira, saudáveis e nutritivos, e podem ser incluídos nas estratégias nutricionais, além de que, por serem a base da alimentação do brasileiro, são acessíveis à maior parte da população.


4. Café com óleo de coco emagrece.

Adicionar óleo no café irá adicionar calorias. Se a estratégia ao longo do dia não estiver adequada, a adição pode atrapalhar o emagrecimento.


5. Não se deve jantar após as 19h.

O horário das refeições varia a depender a rotina de cada pessoa, e é importante respeitar a rotina do paciente. O horário que irá realizar a refeição não importa, desde que todas as refeições do dia, estejam balanceadas.


Mas atenção: cada organismo age de forma diferente a cada tipo de dieta. Consulte um nutricionista que respeite seus gostos, corpo e bolso, antes de quaisquer mudança alimentar.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo