• Daniel Boico

A importância do CRM para fidelizar seus clientes

Atualizado: Jul 29

Se você é gestor de um box de CrossFit, academia ou de um negócio do ramo fitness, certamente já sabe que é muito mais fácil renovar contratos e oferecer novos serviços a antigos clientes do que conquistar novos. Por este motivo, o “relacionamento” é um conceito fundamental para o sucesso de qualquer empresa nos dias de hoje.


Com base neste conhecimento, uma das estratégias mais usadas por empreendedores e equipes de vendas hoje é o CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente).


Em alguns textos anteriores aqui no Descomplica, já comentei sobre a importância desta estratégia, que também dá nome aos sistemas que automatizam e organizam as ações de relacionamento.


Hoje, quero aprofundar um pouco com vocês sobre a importância desta poderosa ferramenta e sobre como ela pode ajudar seu negócio fitness a crescer.

Mas, afinal, o que é CRM?

O termo CRM inclui uma série de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam o processo de relacionamento com os clientes, como vendas, suporte, marketing, entre outros. Atualmente, ele é essencial em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.


Entre suas funcionalidades estão o monitoramento de interações, registros e histórico, garantindo mais assertividade na comunicação entre vendedores, prospects e clientes já fidelizados.


No entanto, muito mais do que um sistema, CRM é um conceito, que significa colocar as necessidades do cliente no centro de todo o funcionamento da sua empresa. Negócios que executam ações de CRM, portanto, preocupam-se com o relacionamento em todas as etapas de uma venda, e têm gestão sobre isso.


Antes de tudo, repense a cultura organizacional

É comum que os boxes respondam aos contatos de clientes apenas quando procurados por eles para informar valores de planos e tirar dúvidas. Por isso, eu costumo enfatizar que, muito mais do que adquirir um software, é preciso repensar toda a cultura da sua empresa.


Quando falamos sobre uma mentalidade CRM, estamos falando de assumir uma postura mais ativa neste relacionamento. E isso deve acontecer não apenas na prospecção, mas também em ações organizadas de fidelização, upsell, renovações de contratos, geração de conteúdo para fidelização ou educação do mercado, entre muitas outras estratégias.


Basicamente, a empresa não fica mais apenas aguardando que os clientes cheguem até ela e compreendam sozinhos a importância do serviço oferecido. Elas passam a ter voz ativa para iniciar conversas importantes.


Outra mudança necessária é em relação ao que guia as decisões de gestão. Uma empresa com cultura CRM não se orienta pelo desejo de vender o seu serviço ou produto, nem pela vontade dos donos ou por imitação dos concorrentes. Ela baseia-se nas necessidades reais dos clientes enxergando-os como pessoas.


A partir daí, os softwares de CRM podem ser utilizados para gerenciar os leads, os processos de vendas e os contatos com clientes. Eles vão ajudar a aposentar as planilhas confusas e bilhetinhos perdidos, contribuindo muito com a organização, coleta de dados importantes e avaliação da produtividade da equipe.


Com estes dados em mãos, será possível conhecer cada vez melhor o seu público Consequentemente, suas estratégias se tornarão cada vez mais assertivas.


O que um sistema de CRM pode fazer pela sua empresa?

Se você leu este texto até aqui, provavelmente já entendeu por que tantas empresas não vivem mais sem uma sólida cultura CRM e com sistemas que ajudam a colocá-la em prática. Vamos falar mais sobre isso. Abaixo, listo em três pontos como o investimento na gestão de relacionamento com os seus clientes pode fazer seu negócio fitness crescer e se destacar.

1. Mais organização

Que vendedor nunca esqueceu de registrar algo importante, de retornar para um cliente, perdeu um prazo ou algo do gênero? Quando o fluxo de trabalho é grande, é impossível confiar apenas na memória, em anotações desorganizadas e planilhas sem fim.

Com um CRM, é possível reunir todos os dados e informações em um só lugar e de uma forma padronizada, organizar a agenda e direcionar ações adequadas para a etapa da jornada de cada cliente.


O acesso aos dados dos alunos, das anotações de conversas e de tudo que foi acordado na negociação fica facilitado para o vendedor e o atendimento.


Da mesma forma, você passa a ter acesso aos dados de performance de forma organizada para facilitar as análises e a tomada de decisões.


2. Conhecer melhor o cliente

Pode parecer óbvio, mas para ter sucesso na implementação do CRM na sua empresa você precisa conhecer seus clientes. E, para isso, é preciso ir além do básico.


Não dá para saber quase nada sobre um ser humano apenas olhando para o nome, telefone e e-mail desta pessoa.


O CrossX, por exemplo, é um sistema de gestão que conta com um módulo de CRM. Ele é voltado especialmente para gerenciar o relacionamento com alunos de boxes de CrossFit e academias. Com ele, é possível monitorar até mesmo a frequência e a performance dos clientes, além de controlar os contratos e reunir todos os dados pessoais e de negociação.


A partir daí dá para extrair as preferências que o cliente manifesta, os problemas que enfrenta no dia a dia, quando está precisando de um incentivo, que tipos de conteúdo gostaria de consumir, que outras modalidades gostaria de praticar etc.


Da mesma forma, sistemas de CRM geram uma enorme quantidade de dados de performance do time de vendas, que permitem analisar os números de oportunidades tratadas, o volume de negócios fechados, o ticket médio, entre outros indicadores.


3. Fidelização e aumento do ticket médio

Com este grau de atenção e organização, fica muito mais fácil traçar estratégias e a satisfação dos alunos será potencializada.


Algumas ferramentas disponíveis no CrossX que vão ajudar a colocar em prática as novas estratégias são, por exemplo, o envio de campanhas de e-mail marketing, os push notifications e alimentação da timeline com conteúdos, fotos e comentários.


O resultado disso são clientes satisfeitos que trazem mais clientes por meio de uma publicidade gratuita. Com um aumento na sua base de alunos, elevam-se também os lucros do seu negócio.


Simples assim!

E aí, este conteúdo fez sentido para o seu negócio? Se você precisar de um time especializado no assunto para implementar esta nova cultura na sua empresa, entre em contato comigo. A Boico Corp é a agência de marketing com maior expertise no fitness no Brasil e tem a solução que o seu box precisa.

Quer estar mais atualizado, antenado, ter acesso a conteúdos exclusivos e fazer parte da comunidade do CrossX Descomplica? Então, entre no noso grupo do Telegram. Por meio dele, você também terá vantagens comerciais e pode tirar dúvidas pontuais de bate e pronto comigo.

Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.



29 visualizações0 comentário