• Graziella Souza

A construção da marca como pilar para a gestão


Quando falamos no crescimento de um negócio somos prontamente levados a pensar em custos e lucros. Mas o fator Branding é crucial na construção desse cálculo, uma vez que se bem arquitetada, resulta em conexão de clientes com sua empresa, gerando fidelização de alunos e uma marca valorizada. Entretanto, vale ressaltar que sua construção não corresponde simplesmente a ter um nome e logotipo bacanas. Tudo faz parte de uma construção a partir do entendimento do que ela representa para os consumidores.


Boxes grandes e médias costumam contratar uma empresa de marketing e focar na implementação do planejamento estratégico desenvolvido. Não é algo barato, mas é fundamental e tem grande retorno. Para os pequenos, o primeiro passo é entender a necessidade deste pilar consolidado e, assim, partir para a prática escolhendo os caminhos que mais se encaixam no orçamento do box. Seja delegando completo ou parcialmente esse trabalho, ou evocando essa responsabilidade, desde que você esteja qualificado para tanto.


Para isso, o ponto de partida é ter respostas muito claras para algumas perguntas:

- Quem são seus clientes?

- Qual a personalidade da sua marca, os benefícios que oferece (funcionais e emocionais)?

- Quais problemas que resolve? São relevantes para os seus clientes e quem são esses clientes?

- Quais os sentimentos e associações pretende que eles façam?


Com essas perguntas respondidas trace seu plano de guerra.


Não esqueça que todos os departamentos devem estar integrados e passando a sua mensagem. Da montagem dos treinos às vendas. Isso vai ser fundamental na tomada de decisões como, por exemplo, se você deve ou não contratar um head coach para delegar a montagem de treinos. Se sim, qual estará alinhado com seus objetivos?; ou não, preferindo colocar um profissional da casa e fortalecer o genuíno.


Veja que não há fórmulas ou decisões absolutamente certas ou erradas. Temos, na verdade, caminhos coerentes ou incoerentes de acordo com a estratégia traçada. Obtendo o sucesso pretendido você conseguirá campanhas de marketing mais assertivas, produtos mais valorizados, pilares sólidos e menos voláteis a preços competitivos, mais apoio e facilidade para parcerias comerciais estratégicas, além de se tornar atrativo para talentos e investimentos.


Vamos para a ação?!


11 visualizações0 comentário