• Coach Wil

5 pontos sobre o Burpee que você precisa saber

Que o Burpee é o movimento mais polarizado do Cross, isso não temos nenhuma dúvida… Muitos o amam, ouvi dizer que algumas pessoas o odeiam, mas o fato é que ele está sempre lá, seja para punir os atrasados, comemorar os aniversários ou para deixar um WOD ainda mais desafiador e eletrizante.



Nos meus anos como Coach de Crossfit, identifiquei muitos pontos que podem te ajudar a melhorar sua performance, evitar lesões e principalmente tornar o Burpee um movimento que te traga resultados surpreendentes.


Neste breve artigo quero compartilhar com você os 5 pontos que, acredito, poderão te ajudar muito, então vamos lá!



1 - Tirando uma soneca no chão

A maioria das pessoas ao fazer o Burpee, acha que deitado no chão é um bom lugar para descansar, saiba que isso é um grande engano! Quando você está lá embaixo com o peito no chão, seus pulmões estão pressionados e a entrada de ar é dificultada, então sempre que você precisar descansar no Burpee, descanse em pé, puxe o ar enchendo os pulmões e respire profundamente até você se restabelecer e voltar pra ação!




2 - Pontinha do pé

Muitas vezes por falta de mobilidade, as pessoas, ao voltar da posição deitada para a posição com o quadril alto, flexionam os joelhos caindo com os pés em ponta. Este movimento é extremamente perigoso e deve sempre ser evitado, caso você tenha dificuldades em colocar toda a planta do pé no chão, experimente abrir um pouco as pernas ou até mesmo voltar com o movimento de passada, mas NUNCA com um agachamento em ponta de pés.




3 - Respirando desesperadamente

Você precisa achar um sincronismo entre o movimento do seu corpo e o movimento de entrada e saída de ar dos seus pulmões, após encontrar este sincronismo você deve repetir e manter esse sincronismo independente do que aconteça, isso vai manter seu corpo oxigenado e sem perder o ritmo. Minha sugestão aqui é dividir a saída do ar em três estágios, a primeira saída de ar é ao tocar o peito no chão, a segunda é ao elevar o quadril e terceira ao pular, isso vai fazer com que a respiração seja o “ritmador” do seu movimento e você se mantenha por muito mais tempo sem cansar.


4 - O Burpee minhoquinha

Quando você está com o corpo totalmente encostado no chão e vai fazer o movimento de se levantar no Burpee, a primeira coisa que você deve ter em mente é que o seu quadril é que deve ser a primeira parte do seu corpo a se levantar e não o peito como muitas pessoas fazem. Você deve levantar como se tivesse levando um soco no abdômen, impulsionando seu quadril pra cima e com isso aproximando seus pés de suas mãos.




5 - Roubadinha básica

O movimento do Burpee é caracterizado em sua finalização por tocar as mãos atrás da cabeça, estendendo totalmente o corpo e dando um pulo fazendo com que os pés não toquem o chão por um breve momento, entretanto, é muito comum ver movimentos em que as pessoas não estendem o corpo e muitas vezes não pulam. Este padrão de movimento onde você fica com o corpo curvado ao finalizar o Burpee é comum e aceito quando o mesmo está intercalado com pulos sobre a barra, que é o movimento de Burpee Over the Bar.



Espero que este conteúdo tenha de alguma maneira te ajudado, e se de fato isso aconteceu, compartilhe com as pessoas que você acha que também possam gostar!


Até a próxima.

Coach Wil.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo