• Daniel Boico

4 passos para construir uma boa imagem on-line para o seu box de CrossFit


Daniel Boico

Nos últimos anos, o marketing digital tornou-se uma das principais ferramentas de comunicação para qualquer empreendimento e isso não é diferente em relação aos negócios fitness.


Embora as estratégias de marketing digital incluam muitos outros canais, as redes sociais são, sem dúvida, um dos mais importantes. Por isso, hoje eu quero apresentar a você, empreendedor de um box de CrossFit, quatro passos essenciais para conquistar uma imagem on-line de sucesso:

  1. Identidade visual

  2. Consistência na mensagem

  3. Relacionamento

  4. Estratégia

Neste texto você vai aprender como trabalhar corretamente cada um destes quatro pilares de um bom posicionamento do seu box nas redes sociais.


#1 importância da identidade visual do seu negócio fitness

A primeira coisa a se ter em mente é que as redes sociais são uma extensão da sua empresa. Mostre profissionalismo também no ambiente digital e tenha uma unidade visual nas suas redes sociais.


As pessoas vivem constantemente bombardeadas por milhares de informações. Por isso, fazem associações mentais de aspectos das marcas com situações do seu dia a dia.


Isso pode acontecer por meio de diversos fatores, desde cores, linhas e formas até uma imagem específica ou um jingle de uma propaganda. Aproveite-se disso para tornar-se reconhecível visualmente sempre.


Uma boa dica para manter sua imagem digital concisa é ter um profissional apenas para tirar fotos do seu box de CrossFit e das aulas. Assim, você terá imagens boas, padronizadas e específicas do seu negócio.


Essa padronização visual ajuda seus alunos a se identificarem e se reconhecerem na sua marca. Além disso, imagens reais incentivam mais o engajamento do público do que fotos de bancos de imagem.


Outra dica importante é: tenha cores padronizadas nos criativos feitos para as redes sociais ou materiais impressos. É muito importante que o seu público identifique a sua marca sem, necessariamente, ler o nome do seu negócio.


#2 Tenha consistência na mensagem

Agora que você já sabe a importância de uma consistência visual para a imagem do seu negócio, pense na importância da mensagem que você passa. A cada conteúdo postado, é preciso observar com atenção o que e como suas redes comunicam.


Construa conteúdos que gerem valor real para o seu público, que supram dores, gerem satisfação e interesse.


Em relação à forma, de nada adianta você e a sua equipe serem informais no trato com seus alunos se a sua comunicação digital é engessada, rebuscada e formal.


Mas, atenção! Isso não quer dizer que regras básicas da Língua Portuguesa possam ser ignoradas. Também não significa que qualquer coisa que você falaria com seus alunos pode ser levada para as redes sociais.


Afinal, o ambiente digital é uma vitrine que aproxima seu público e ajuda a construir a imagem on-line da sua empresa de uma forma mais direta.


Lembre-se que a cada post você constróia imagem da sua marca. Então, de forma alguma use as redes sociais da sua empresa como se fosse a sua particular. Seja sempre profissional e pense no que faz sentido para a sua marca e para os seus clientes.

Dica de ouro: evite, ao máximo, se envolver em assuntos polêmicos. Isso pode resultar em uma crise desnecessária para a imagem do seu box.


Seja conciso sempre e não vá na onda de modinhas se elas não combinam com a sua marca. Os memes são um belo exemplo disso. Você não deve usar só porque todo mundo usa. Utilize-os quando eles fizerem sentido na mensagem que você propaga.


#3 Um bom relacionamento melhora a imagem do seu box

Um dos pontos mais importantes quando falamos de interação on-line é o relacionamento.


A internet permite, de forma bastante democrática, que marcas e clientes se relacionem e comuniquem mais diretamente. Toda essa facilidade deu ao consumidor um poder de escolha e de controle muito maior do que em qualquer outra época. No entanto, ela também exige do seu negócio uma extrema humanização e empatia.


Pense comigo… Qual sua primeira reação quando fica insatisfeito com algum produto, serviço ou atendimento? Muito provavelmente você respondeu que se manifesta nas redes sociais. Agora, quando você quer pesquisar sobre a qualidade de um produto ou serviço, onde você procura informações? Na internet, não é mesmo?


Pois é, toda essa rede de informações que levam à confiança ou não na sua marca é construída diariamente nos seus canais on-line.


No universo dos boxes de CrossFit o assunto é ainda mais delicado. Antes de se matricular, o seu cliente vai buscar descobrir se o seu trabalho é sério e se você vai ajudá-lo a atingir o seu objetivo de verdade. Para conseguir estes alunos, é preciso que a sua comunicação on-line evidencie esta confiança.


Sempre vai existir alguém que vai reclamar da sua marca nas redes. Seja por um e-mail não respondido, por um mau atendimento ou porque não gostou do serviço prestado.


NUNCA discuta com essas pessoas. Seja paciente e resolva o problema da melhor forma. Além disso, não converse com este cliente publicamente. Encaminhe a conversa para uma mensagem privada e deixe claro que está resolvendo.


Com esta postura, além de reverter uma situação potencialmente negativa, você mostra às outras pessoas uma atitude solícita, educada e positiva.


Dica de ouro: nunca ignore um problema ou tente se justificar. Foque na resolução ao invés do motivo.


#4 Tenha uma estratégia de marketing definida

Se você não sabe onde quer chegar, como saberá se está no caminho certo? Esta velha máxima é ainda mais verdadeira na construção da imagem on-line do seu box.


Eu, na posição de empreendedor dos ramos fitness e do marketing, sei na pele que desenvolver uma estratégia sólida e eficiente não é algo simples. Demanda tempo, conhecimento prévio no assunto e muita análise. Ou seja, este é um trabalho para profissionais. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar muito.


A primeira delas é: tenha uma estratégia anual de marketing digital alinhada com todas as ações do seu box. Alie a comunicação das suas redes sociais com eventos a serem produzidos, causas a serem apoiadas, com a comunicação off-line, datas comemorativas...


Sim, tudo que você fará no ano deve estar neste documento e precisa fazer sentido para a sua marca e seus clientes. Lembre-se de que seus objetivos de marketing digital precisam estar alinhados com o propósito da sua empresa, que vai muito além do trio Missão, Visão e Valores.


Pense como cada ação pode ajudar a atingir seus objetivos a longo e médio prazo e mantenha-se firme. A ajuda de um profissional da área para o planejamento pode clarear as ideias e ajudar você a montar um plano conciso, objetivo e certeiro.


Dica de ouro: se você não tiver um planejamento ou não puder fazê-lo imediatamente, não replique conteúdos dos concorrentes. Seja sempre original e verdadeiro e foque no relacionamento com seus alunos e seguidores.

# Dica extra sobre o planejamento das suas redes sociais


No marketing, de forma geral, o planejamento é feito para que você consiga definir um objetivo e trace formas concretas de alcançá-lo. Por isso, mantenha sempre os pés no chão.


Não estou dizendo para você não pensar grande a longo prazo, mas para, definir metas e prazos realistas passo a passo com foco nos seus maiores objetivos.


Analise bem o cenário em que está. Não apenas o seu, mas o dos seus concorrentes e do seu mercado fitness em geral.


A partir daí, monitore os resultados das ações implementadas e, caso não obtenha os resultados esperados, não tenha medo de revisitar seu planejamento compreendendo cada vez mais o que funciona ou não.


Espero que essa série de dicas de como usar o marketing digital para construir a imagem on-line do seu box de CrossFit tenha ajudado.


Se tiver qualquer dúvida no processo, pode me chamar para conversarmos pelo meu WhatsApp.


Tamo junto!



Daniel Boico é publicitário e CEO da Boico Corp. Atua há mais de 10 anos, atendendo grandes players do mercado fitness e gerando soluções em marketing 360. Boico já ajudou centenas de proprietários de boxes de CrossFit no país, por meio da mentoria Well Done for Business. Também contabiliza mais de 150 boxes de CrossFit abertos em território nacional.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo